Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Evento de extensão reúne mais de 150 jovens no sertão alagoano em preparação para o Enem

publicado: 21/06/2016 10h01, última modificação: 21/06/2016 10h04

Mais de 150 jovens estiveram no Campus Piranhas do Instituto Federal de Alagoas - Ifal, no sábado, 18, para participar de um aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), promovido pela Coordenação de Apoio Acadêmico da unidade de ensino em parceria com o programa de extensão Conexões de Saberes da Universidade Federal de Alagoas. O evento ocorreu em clima de descontração e foi aberto a estudantes da comunidade local que pretendem ingressar no ensino superior.

Durante oito horas de aula, os participantes tiveram acesso a esclarecimentos sobre o próprio exame, por meio da palestra ministrada pelo professor Paulo Henrique da Silva (Ufal) sobre o que é o Enem, e acompanharam explanações de alguns dos conteúdos mais cobrados no processo seletivo. "Foram abordagens bem dinâmicas, com uma linguagem estimulante e repleta de dicas para o público da atividade, envolvendo todas as quatro áreas do conhecimento que são cobradas no Enem", explicou o professor de Sociologia do Ifal Piranhas e um dos responsáveis pela organização do evento, Levy Brandão.

O desafio do dia ficou por conta da atividade de produção textual, um ensaio para a prova de redação do exame. Os professores do Conexão de saberes trouxeram o tema "O ativismo social e a repercussão cultural, política e social nas redes digitais", como uma das apostas para o Enem 2016. Ainda no sábado, os participantes tiveram seus textos corrigidos e receberam o retorno dessa avaliação pela equipe promotora do evento.

O aulão contou ainda com a colaboração musical do programa de extensão do Campus Piranhas SAMBAIFAL, que apresentou, em ritmo de samba, um repertório de músicas consagradas, na abertura, intervalo e encerramento do evento.

Para o professor Levy Brandão, "proporcionar aos estudantes do alto sertão de Alagoas um momento como esse faz parte da missão do Ifal de pensar uma educação voltada para o protagonismo juvenil e para o desenvolvimento de competências capazes de empreender transformações pessoais, na vida desses estudantes, e sociais, nas comunidades onde eles estão inseridos".

Conexões de saberes

O Conexões de Saberes existe há cerca de dez anos em nível nacional e foca suas ações em jovens de classes sociais desfavorecidas economicamente, no intuito de contribuir com o exercício de suas cidadanias. Em Alagoas, uma das principais ações desse programa é o pré-vestibular comunitário, que já conta com uma lista de mais de 1000 aprovados ao longo dos seus anos de existência.

registrado em: