Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Polo EaD do Ifal em Mata de São João completa 10 anos

Polo EaD do Ifal em Mata de São João completa 10 anos

Ifal oferta curso superior em Hotelaria desde 2007

por Zoroastro Neto publicado: 18/03/2017 22h30, última modificação: 18/03/2017 22h33

O Polo do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) no município baiano de Mata de São João está em festa: comemorando 10 anos da oferta do curso de Hotelaria, na modalidade a distância, através da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Instituído pelo Decreto nº. 5.800, de junho de 2006, do Ministério da Educação (MEC), o Sistema UAB é resultado da articulação e integração de instituições públicas de ensino superior, municípios e estados, visando a democratização, a expansão e a interiorização da oferta de cursos gratuitos, semi-presenciais, com qualidade, gratuidade e flexibilização de horário de estudos, bem como o desenvolvimento de projetos de extensão, pesquisa e de metodologias inovadoras de ensino, preferencialmente para a área de formação inicial e continuada de professores da educação básica.

Magda Santos, coordenadora do PoloPara a atual coordenadora do Polo, Magda Santos, "há 10 anos, o Ifal vem possibilitando o acesso à formação universitária com o curso tecnológico em Hotelaria, minimizando a concentração de oferta de cursos de graduação nos grandes centros urbanos e evitando o fluxo migratório para as grandes cidades. Vamos fazer um evento para comemorar".

Outro objetivo do Sistema UAB é reduzir as desigualdades na oferta de ensino superior e desenvolver um amplo sistema nacional de educação superior a distância. Há polos de apoio para o desenvolvimento de atividades pedagógicas presenciais, em que os alunos entram em contato com tutores e professores e têm acesso a biblioteca e laboratórios de informática, biologia, química e física.  Além de se sustentar em cinco eixos fundamentais: a) expansão pública da educação superior, considerando os processos de democratização e acesso; b) aperfeiçoamento dos processos de gestão das instituições de ensino superior, possibilitando sua expansão em consonância com as propostas educacionais dos estados e municípios; c) avaliação da educação superior a distância tendo por base os processos de flexibilização e regulação implantados pelo MEC; d) estímulo à investigação em educação superior a distância no país, e, e) financiamento dos processos de implantação, execução e formação de recursos humanos em educação superior a distância.

Além do Polo EaD de Mata, o Ifal também oferta o curso de Hotelaria em Ilhéus e Vitória da Conquista.

Para o reitor, Sérgio Teixeira Costa, "estamos consolidando a expansão da instituição ao ampliar a oferta de seus serviços, através da educação a distância, e garantindo a formação de profissionais para atuarem no mercado de trabalho do segmento que mais cresce na região, o da hotelaria, associado à hospitalidade e ao turismo", fazendo referência aos objetivos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Sobre Mata de São João-BA

É um município da Grande Salvador com mais de 670 Km² e uma vasta extensão territorial que se divide em duas partes: a Sede, localizada na região do Recôncavo Baiano,entre os municípios de Dias d'Àvila e Pojuca, e onde mora a maior parte da população, cerca de 70%, que vive das atividades comerciais e turísticas; e na zona rural, a produção de orgânico coloca o município em local de destaque, abastecendo parte do mercado da capital e de outros municípios baianos. O Litoral matense, que vai de Praia do Forte a Sauípe, é um dos principais destinos do Brasil. São 28km de praia, um percurso que preserva remanescentes da Mata Atlântica, dunas, restingas, manguezais, coqueirais, lagoas, riachos, cachoeiras e praias paradisíacas, ainda pouco exploradas. Praia do Forte, Imbassaí, Diogo e Costa do Sauípe são as localidades que atraem o maior número de turistas que se encantam com a união da simplicidade dos vilarejos à sofisticação de algumas das maiores redes de hotéis do mundo; do tempero da Bahia à culinária de diversas nacionalidades. Atualmente, a atividade turística é responsável pela geração de milhares de empregos diretos e indiretos.

registrado em: , ,