Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Plano de Logística Sustentável é entregue ao reitor e pró-reitores do Ifal
conteúdo

Notícias

Plano de Logística Sustentável é entregue ao reitor e pró-reitores do Ifal

publicado: 20/09/2016 11h16, última modificação: 20/09/2016 11h16

A Comissão de elaboração do Plano de Logística Sustentável (PLS) do   Instituto Federal de Alagoas apresentou, ao reitor Sérgio Teixeira e  aos pró-reitores,  na manhã de segunda-feira (19) o documento finalizado. O objetivo geral do PLS é implementar práticas de sustentabilidade socioambiental no Ifal além de promover ações de sensibilização e capacitação da comunidade acadêmica, adotar práticas de economia de água e energia e incentivar a utilização eficiente dos recursos naturais junto ao público-alvo que é composto por servidores, discentes, estagiários  e prestadores de serviços da instituição de ensino.

 O PLS atende ainda às regras estabelecidas pelas orientações da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão,  por meio de decreto e da Agenda Ambiental da Administração Pública do Ministério do Meio Ambiente.

O documento foi apresentado pelo professor Álvaro Oliveira, integrante da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e presidente da comissão de elaboração do PLS. O reitor Sérgio Teixeira destacou a importância da aplicação do plano, tanto no que se refere às práticas sustentáveis que possam gerar economia e mais praticidade à administração pública como por ser, o plano  um agente de conscientização ambiental no âmbito da comunidade interna.

 A comissão que elaborou o plano é composta pelos servidores  Álvaro José de Oliveira (PRDI), Claudia Vivian de Oliveira Amorim (DGP), Cristiane Francisco da Silva (PRPI), Gerônimo Vicente dos Santos (Comunicação), Heráclito de Almeida Ávila Júnior (PROEX), Jordânnya Dannyelly do Nascimento Silva (PRDI), Juliana Barros dos Santos (PRDI), Margarez Rodrigues da Silva (PRDI) e Sandra Francisco da Silva (PROAD). O grupo tem como próxima missão levar o PLS ao conhecimento do público-alvo nos campi do Ifal. A partir dessa etapa, projetos que contribuam para as ações sustentáveis devem ser agregados  à aplicação das ações expostas no documento.

O PLS prevê oito sugestões de práticas sustentáveis no Ifal que são: a redução de consumo de papel e copos descartáveis; economia de energia elétrica; reduzir de consumo de água e esgoto; promover coleta seletiva de resíduos sólidos; sensibilizar e capacitar a comunidade interna; preferir aquisições de bens e contratações de obras e serviços ambientalmente sustentáveis; reduzir o uso de transportes e adaptá-los para redução de impactos ambientais e economizar cartucho ou toner para impressão.

 

 

 

 

registrado em: