Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Planejamento estratégico do Ifal para 2017 é definido em reunião de gestores

Planejamento estratégico do Ifal para 2017 é definido em reunião de gestores

publicado: 30/11/2016 15h10, última modificação: 02/12/2016 14h29
Exibir carrossel de imagens Gerônimo Vicente Reunião envolveu  mais de 200 servidores que definiram as ações estratégicas para 2017

Reunião envolveu mais de 200 servidores que definiram as ações estratégicas para 2017

Mais de 200 servidores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) participaram de segunda-feira (28) até esta quarta-feira (30) da elaboração das propostas que vão compor o planejamento estratégico da instituição para 2017. A reunião ocorreu no prédio do Centro Universitário Cesmac, na rua Ângelo Neto, no bairro Farol e envolveu todos os gestores do Ifal da Reitoria e dos 16 campi distribuídos nas microrregiões do estado de Alagoas.

Na manhã desta quarta-feira, os pró-reitores de Ensino, Pesquisa e Inovação, Extensão e Administração apresentaram as propostas deliberadas pelos grupos de trabalhos distribuídos durante os três dias de encontro. Para o reitor Sérgio Teixeira, “a iniciativa de se planejar é um dos momentos mais marcantes do instituto, porque define a prática da execução de todas as ações aplicadas no próximo ano. Os servidores são a razão maior do Ifal no momento como esse”, declarou.

A Reunião de Planejamento Estratégico para 2017 foi aberta na tarde de segunda-feira (28) pelo reitor Sérgio Teixeira que foi seguido pela palestra do pró-reitor de Desenvolvimento do Instituto Federal de Goiás, Weber Tavares. Na ocasião, Tavares expôs sobre todas as fases do planejamento e a importância dos indicadores para tomada de decisões. O tema gerou interesse do público presente, já que a proposta de indicadores era uma das ações a ser discutida durante todo o período do evento.

Depois da palestra, os pró-reitores avaliaram as ações realizadas neste ano. O pró-reitor de Extensão Altemir Secco destacou os 40 municípios alagoanos que são atendidos com projeto de extensão e enfatizou que, de 2011 aos dias atuais, o número de ações e de projetos do setor aumentou de forma acentuada. “ Hoje há 332 ações e 240 projetos de extensão”, ressaltou.

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Carlos Henrique enfatizou o crescimento no número de projetos desenvolvidos por docentes e estudantes e salientou o incentivo à qualificação de servidores, além de convênios com universidades públicas e particulares.

A implantação dos colegiados dos cursos técnicos, atuação na implantação dos cursos de Engenharia Civil no Campus Maceió e Engenharia Agronômica, no Campus Piranhas foram ações de destaques da Pró-reitoria de Ensino. A implantação no próximo ano do curso técnico de Logística no Campus Avançado Benedito Bentes foi um dos projetos empreendido pela Proen e que será concluído no próximo ano letivo. Luiz Henrique lembrou ainda, a proposta de um projeto estratégico institucional para êxito e permanência do aluno na instituição.

O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Carlos Guedes destacou as atividades da PRDI e destacou entre as ações realizadas neste ano, várias obras de infraestrutura nas unidades de ensino, a implantação dos Dados Abertos e avanço na expansão ao interior do Estado, além do desenvolvimento da tecnologia da informação em todo o complexo do Ifal.

A implementação de um calendário de compras, a implementação da gestão da frota, a implementação da gestão integrada e manutenção predial, foram algumas das ações avaliadas pelo pró-reitor de Administração, Wellington Spencer.

Na manhã de terça-feira (29), os grupos de trabalhos foram divididos por salas e seus componentes realizaram uma avaliação das atividades neste ano e apresentaram as propostas para 2017. As salas foram divididas em Ensino, Pesquisa, Extensão, Administração, Comunicação e Desenvolvimento.

Nesta quarta-feira (30), o encerramento das atividades foi de comemoração pelo êxito da reunião e das propostas que serão inseridas no planejamento estratégico do Ifal para 2017. O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional agradeceu a participação dos servidores envolvidos e acrescentou que a cada ano, o planejamento institucional ganha mais fôlego e experiência. O chefe do Departamento de Planejamento Institucional, Jonas Melo, lembrou todo o processo de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional e que gerou essas discussões anuais e o reitor Sérgio Teixeira se mostrou satisfeito, mais uma vez pela organização da reunião e o envolvimento dos servidores.

Grupo de Trabalho de Administração

Encerramento da reunião de Planejamento