Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisa de Filosofia do Ifal Arapiraca é premiada em evento internacional

Pesquisa de Filosofia do Ifal Arapiraca é premiada em evento internacional

publicado: 28/07/2015 09h28, última modificação: 28/07/2015 10h05
Exibir carrossel de imagens Professor Vagner Ramalho e o aluno José Ismair.

Professor Vagner Ramalho e o aluno José Ismair.

Um trabalho referendado por três importantes premiações, sendo duas internacionais. Esse é o resultado da pesquisaO ensino de filosofia e o desenvolvimento do saber pensar com autonomia: uma análise do ensino de filosofia nas escolas de Arapiraca”, elaborado no Câmpus Arapiraca do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), sob orientação dos professores Ellen Melo e Vagner Ramalho com a participação do estudante José Ismair Santos.

Desenvolvido através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), no período de 2012 a 2013, o estudo teve como objetivo investigar as possibilidades da disciplina de filosofia e contribuir para uma formação discente que favoreça o pensamento autônomo e crítico dos alunos.

A mais recente premiação veio no último sábado (25), durante participação na Feira Mundial – ESI Mundi (MILSET Expo-Sciences International), realizada em Bruxelas, Bélgica. A feira de ciências, que ocorre a cada dois anos em um país diferente, reúne trabalhos de diversas áreas e de várias partes do mundo. Para participar desse importante evento científico, os trabalhos precisam ser apresentados em outras feiras nacionais e internacionais e serem escolhidos como as melhores pesquisas.

Na ocasião, José Ismair expôs as análises realizadas durante a pesquisa e recebeu certificados e medalhas pela destacada participação. “Ficamos imensamente felizes em poder representar nosso país e nosso Ifal. Agradecemos os esforços empreendidos para viabilizar a nossa presença”, agradeceu a professora Ellen Melo.

A ida dos pesquisadores do Ifal Arapiraca para a ESI Mundi foi resultado da premiação conquistada na XI Feira Internacional de Ciências e Tecnologia - CIENCAP 2014, que ocorreu na cidade de Assunção, no Paraguai, onde eles foram credenciados a participar da Feira Mundial. Já o início de todo esse reconhecimento foi durante a Expo MILSET Brasil, realizada em 2014 na cidade de Fortaleza, quando o trabalho desenvolvido no Ifal Arapiraca foi escolhido para participar da CIENCAP 2014.