Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Foco nos indicadores de gestão é o tema da reunião de planejamento do Ifal para 2016

Reunião acontece nos dias 26 e 27 no campus Satuba

publicado: 22/11/2015 15h00, última modificação: 23/11/2015 08h40

A Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prdi) promove nos dias 26 e 27 de novembro, no Campus Satuba, reunião com a equipe gestora da reitoria, das pró-reitorias e dos campi para reavaliar e sistematizar as dimensões estratégicas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) para o ano de 2016.

Com foco nos indicadores, a edição deste ano fará um aporte metodológico para avaliar os objetivos estratégicos das ações que foram propostas naquele documento e desenvolvidas em 2015 nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Além de traçar o eixo norteador dos rumos do Ifal, em 2016, a partir das questões: onde estamos? E onde queremos chegar?

A palestra de abertura será ministrada pelo professor e consultor, Antônio Carlos Costa da Silva, e tem como tema Competitividade estratégica do IFAL 2016: foco nos indicadores.

Para Carlos Guedes, pró-reitor de desenvolvimento institucional, "a reunião deste ano consolida o planejamento estratégico do Ifal que vem sendo construído coletivamente desde 2012 e vai ajudar no nosso fluxo de processos e procedimentos pelo viés da qualidade, em 2016, contribuindo com a equipe gestora da reitoria e dos campi para atingir os objetivos estratégicos. Com foco nos indicadores ratificaremos o vínculo indissociável entre a educação profissional, o desenvolvimento local e a sustentabilidade".

O plano de desenvolvimento institucional não é um documento finalizado ou engessado. É a expressão do planejamento institucional, reflete e refrata o desenvolvimento do Ifal, em termos de objetivos, metas e ações, e sendo sistematizado pelas pró-reitorias de ensino, pesquisa, extensão, administração e desenvolvimento institucional, nos quinze campi, fortalecendo os pontos fortes e corrigindo os pontos fracos.

Para o reitor do Ifal, Sérgio Teixeira Costa, a reunião anual para revisitar o planejamento estratégico "cria um diálogo entre a reitoria e os campi, tendo como pauta os eixos base da instituição: ensino, pesquisa e extensão, com a realidade local e regional e podemos definir prioridades com a gestão. Para 2016, o foco está nos indicadores que irão nortear a atuação institucional, a qualidade dos serviços e das ações do Instituto Federal de Alagoas".

registrado em: