Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Palestra sobre deficiência visual é tema de capacitação dos coordenadores e componentes dos Napnes

publicado: 27/09/2016 10h28, última modificação: 27/09/2016 14h23
Exibir carrossel de imagens Roberta Rocha Participantes do curso de capacitação simulam experiência da pessoa com deficiência visual

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napnes) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) realizou a segunda capacitação com coordenadores, coordenadoras e  demais componentes dos campi e, desta vez, o tema tratado em uma palestra proferida pela professora  Albanize Mirindida foi “Deficiência Visual”. A docente  atua, há 30 anos, na Escola de Cegos Cyro Accioly, com pessoas com deficiência visual na área de Orientação e Mobilidade.

A primeira capacitação para os integrantes do Napnes ocorreu no primeiro semestre deste ano e, na ocasião, o assunto foi "Autismo" abordado pela professora Mônica Ximenes, do Campus Maceió.

O atendimento às necessidades específicas de alunos do Ifal é um compromisso do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2014-2018, como explica a coordenadora de Ações Inclusivas no instituto, a psicóloga Renata Pires. A Coordenação de Ações Inclusivas (CAI) está ligada Diretoria Políticas Estudantis e à Pró-Reitoria de Ensino (Proen).

A palestra ocorreu na Sala de Reuniões da Reitoria do Ifal no período da tarde. Pela manhã, houve uma reunião para avaliar as ações realizadas nas  unidades de ensino em que atuam.

Durante a  exposição, a professora Albanize Mirindida discorreu sobre a mobilidade urbana, as barreiras urbanísticas, arquitetônicas e tecnológicas, uso de transportes para pessoas com deficiência e comunicação. Ainda na  palestra, os participantes vivenciaram as dificuldades que são encaradas  no cotidiano pelas  pessoas com deficiência  visual, momento em que a palestrante distribui bengalas para todos e  pediu para que  se locomovessem  com os olhos fechados.

As próximas palestras terão como foco os temas Dislexia e Deficiência Intelectual, previstas para outubro e novembro. A coordenadora de ações Inclusivas explicou que os temas são escolhidos por ordem de prioridade em termos de complexidade do tema e pelo maior número de demanda nos campi e citou a deficiência visual como o segundo tema escolhido devido ao fato de haver alunos com baixa visão nos campi.

Avanços

Renata Pires destacou alguns avanços como a instalação de salas próprias do Napnes nos campi de Maceió, Satuba, Murici, Santana do Ipanema e Piranhas. Porém, acrescentou que em todas as unidades do Ifal já existem pessoas compondo os núcleos e a meta é  dotá-las de espaços para desenvolverem suas atividades.

registrado em: