Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nova parceria do Campus Santana fortalece a agricultura familiar

Nova parceria do Campus Santana fortalece a agricultura familiar

Medida ainda garante a manutenção das sementes crioulas na agricultura local

publicado: 21/07/2017 12h34, última modificação: 21/07/2017 18h11

Você já ouviu falar em sementes crioulas? Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário, elas são variedades desenvolvidas, adaptadas ou produzidas por agricultores familiares, quilombolas ou indígenas, com características bem determinadas e reconhecidas por suas respectivas comunidades. A maioria delas guarda consigo uma rica história de séculos de preservação, em meio a um mercado agrário cada vez mais tecnológico, porque conservam suas formas até aqui. O uso dessas sementes somente é possível graças ao cuidadoso trabalho dos bancos de sementes, que garantem sua manutenção.

Alunos foram apresentados às atividades do estágio.

Um desses bancos de sementes está instalado aqui no sertão de Alagoas, no município de Delmiro Gouveia, distante 96 km de Santana do Ipanema: a Coppabacs (Cooperativa de Pequenos Produtores Agrícolas dos Bancos Comunitários de Sementes), é uma cooperativa dos bancos comunitários de sementes, que surgiu em meados da década de 80. A cooperativa funciona como uma espécie de garantia para os produtores rurais, diante das secas que castigam a região ou mesmo do excesso de água nos invernos rigorosos, considerando a atividade agrícola ser de alto risco para a região. Com a ação da Coppabacs o plantio de cada ano está garantido

O trabalho de manter o cultivos das sementes crioulas goza de grande valorização de um nicho de mercado que cresce cada vez mais volumosamente: o da gastronomia. Dona de um dos melhores restaurantes em São Paulo e jurada de um programa de culinária na TV, a chef argentina Paolla Carosella costuma exibir a paixão por esse tipo de semente, o que evidencia o culto à manutenção desse tipo de semente.

Aula fora dos muros da escola

Pensando em trazer esses conhecimentos para os alunos do Campus Santana do Ipanema, esta semana a Coordenação de Extensão firmou mais uma parceria para oportunizar estágios supervisionados para os alunos do Curso Técnico em Agropecuária. A cooperação com a Coppabacs renderá, além de muito conhecimento compartilhado, uma bolsa no valor de R$ 400 mensais aos estagiários, incluindo, ainda, alimentação e hospedagem. Esta será a primeira leva de discentes a terem essa oportunidade com a cooperativa.

Na última segunda-feira, dia 24, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do local e foram apresentados às atividades que terão de desenvolver. O estágio terá duração de 4 meses e servirá para cumprir exigência da matriz curricular do curso. A alegria do Campus Santana também é compartilhada pela diretoria da Coppabacs, que vislumbra nessa ação inicial apenas o começo de uma parceria frutífera.

Rafael Balbino, Coordenador de Extensão, reforça a importância de ações como estas: “ Estas parcerias são bastante importantes, uma vez que possibilitam que os alunos coloquem em prática, dentro da realidade da nossa região, tudo o que foi estudado e aprendido durante todo o curso técnico. Além disso há possibilidade de uma contratação futura, fato destacado pela coordenação da Coppabacs”.

Com a união entre Ifal Santana e Cooperativa a maior vitória é da região sertaneja, que mantém preservadas as sementes crioulas e fortalece a agricultura familiar local.

registrado em: