Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mulheres Mil do Ifal discute abertura de turma exclusiva para travestis e mulheres transexuais

publicado: 21/09/2016 16h51, última modificação: 21/09/2016 16h54

O Mulheres Mil do Instituto Federal de Alagoas - Ifal, programa federal voltado à capacitação profissional feminina, está em fase de negociação, com entidades de luta pelos direitos LGBT no estado e órgãos governamentais que atuam no acolhimento dessa população, para a implantação da primeira turma do programa exclusiva para travestis e mulheres transexuais.

Uma reunião ocorrida na Casa dos Conselhos, no Centro de Maceió, na manhã de terça-feira, 20, marcou o início dos diálogos. As discussões contemplaram o funcionamento do programa, os ajustes necessários para atender as especificidades do público-alvo e a viabilidade da capacitação profissional a ser ofertada.

"A partir de agora, veremos a possibilidade de parceria com o Estado e faremos uma reunião de sensibilização com as futuras beneficiárias. Depois, será a seleção de profissionais que trabalharão com essa turma. Vai ser tudo muito criterioso porque a abordagem com elas precisa ser diferenciada e sem julgamentos", detalhou Luiza Jaborandy, gestora do Mulheres Mil - Ifal.

A proposta inicial é ofertar o curso de pintora de obras imobiliárias na Associação das Travestis e Transexuais de Alagoas (ASTTAL), instituição dirigida por Cris de Madri. Para o membro do Conselho LGBT de Alagoas e integrante da Gerência de Diversidade da Secretaria Estadual da Educação, José Geoberto Santos, o preconceito afasta as travestis e mulheres trans da vida escolar desde cedo. Dessa forma, na pauta do encontro, foram pensadas alternativas para superar as dificuldades que poderão surgir no retorno à sala de aula.

Compareceram à reunião, além das pessoas já citadas,  a docente Elaine Rapôso e a psicóloga Renata Pires - ambas servidoras do instituto,  Maria Alcina Ramos (Secretaria da Mulher e Direitos Humanos), José Sebastião de Farias (ONG Sohmos GLBT de Arapiraca), José Igor do Nascimento (Grupo Direito à Vida), Júlio Daniel Farias (ONG Afinidades GLSTAL), Luci Mônica (Secretaria de Segurança Pública de Alagoas), Darlan Denisson (Associação LGBT Arco-Íris de Paripueira), Rafael Gomes e José Roberto Júnior (Associação Construção Jovem).

registrado em: