Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Livro reunirá histórias de estudantes do Proeja de todo o país; estudantes do Ifal podem participar

Publicação integra as comemorações de dez anos do Programa e alunos do Ifal podem submeter textos

publicado: 17/08/2017 08h42, última modificação: 17/08/2017 08h43

Com informações do IFSul

Estudantes e egressos de cursos do Proeja do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e de toda a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica poderão ter seus textos publicados no livro Histórias que Merecem ser Contadas, editado em comemoração aos dez anos do Programa no Brasil. A coletânea reunirá narrativas pessoais de momentos marcantes para estudantes que não puderam concluir sua formação acadêmica no tempo regular.

Aqueles que desejarem encaminhar histórias para publicação devem ler o edital completo, disponível AQUI. Cada campus da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica poderá enviar até três textos, de diferentes autores, orientados por docentes. O prazo final para envio dos trabalhos por e-mail é 12 de setembro.

O livro será lançado em outubro, durante uma noite de autógrafos no Câmpus Sapucaia do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), unidade onde surgiu o projeto que inspirou a edição nacional do livro. Desde 2013 é publicado semestralmente um volume reunindo histórias dos alunos do curso Técnico em Administração do Câmpus, com o intuito tanto de promover o desenvolvimento de conhecimentos relacionados à língua e literatura do Brasil quanto de dar voz e valorizar o conhecimento dos estudantes do Proeja.

Uma década de Proeja

O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) foi criado pelo governo federal com o intuito de integrar a educação profissional à educação básica, contribuindo para reduzir o número de brasileiros jovens e adultos com baixa escolaridade e não integrados à educação de jovens e adultos (EJA) convencional.

A Comissão Organizadora das comemorações dos dez anos do Programa é formada por representantes da UFRGS, do Fórum Estadual de EJA do RS e dos Institutos Federais Farroupilha, Rio Grande do Sul e Sul-Rio-Grandense. Além da coletânea nacional do Projeto Histórias, está prevista a realização de um ciclo de debates sobre a temática, entre 28 e 31 de agosto, em Porto Alegre.

registrado em: ,