Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Jovens Embaixadores 2016: programa recebe inscrição até 9 de agosto

Jovens Embaixadores 2016: programa recebe inscrição até 9 de agosto

publicado: 02/07/2015 11h06, última modificação: 06/11/2015 11h11

Já pensou em representar Alagoas e o Brasil em uma missão no exterior? Conhecer um outro país e aprimorar o inglês? Então se inscreva no programa Jovens Embaixadores, iniciativa mantida pela Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil e que seleciona estudantes para um intercâmbio de três meses nos EUA.

Para poder participar são exigidos muitos requisitos, mas não é impossível de conseguir. E o esforço vale a pena quando se pensa na experiência de vida que o programa proporciona. Por quatro anos consecutivos, os representantes do estado foram do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Alice Nicolau (Câmpus Maceió, em 2012), Rawanderson dos Santos (Câmpus Satuba, em 2013), Laura Emília Araújo (Câmpus Palmeira dos Índios, em 2014) e Eduardo Feitosa dos Santos (Câmpus Maceió, na edição 2015) são os estudantes que já foram selecionados pelo Jovens Embaixadores.

"É uma oportunidade única, eu me identifiquei muito, por isso, me candidatei. Assisti primeiro a divulgação em um programa de televisão, mas parecia algo inalcançável. Só quando vi no portal do Ifal a notícia de que uma aluna do instituto havia sido escolhida, me senti estimulado e percebi que era possível", contou Eduardo Feitosa.

Como participar

Podem se candidatar alunos do ensino médio da rede pública, com idade entre 15 e 18 anos, envolvidos em atividades sociais de caráter voluntário. É preciso também ter excelente desempenho escolar, habilidade para se comunicar, domínio do inglês e nunca ter viajado aos Estados Unidos, além de outros requisitos.

As inscrições devem ser feitas até 9 de agosto, através do preenchimento de uma ficha online disponível no Facebook do programa. Os inscritos devem ficar atentos à resposta informando se foi ou não aprovado para a segunda etapa. As próximas fases da seleção envolvem envio de documentos, prova escrita e oral e, no caso dos semifinalistas, uma visita da Embaixada Americana à residência da família.

No dia 23 de outubro será divulgada a lista com os nomes dos selecionados e a viagem aos Estados Unidos está prevista para janeiro de 2016.

Para obter mais informação e se inscrever, acesse o Facebook do programa JovensEmbaixadores ou o site www.jovensembaixadores.org/2016/.

registrado em: ,