Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Intervalo cultural e interativo movimenta o Ifal Campus Maragogi

Intervalo cultural e interativo movimenta o Ifal Campus Maragogi

publicado: 11/12/2015 19h40, última modificação: 11/12/2015 19h50

A manhã da última quinta-feira (10) no Campus Maragogi, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), foi movimentada com a apresentação da peça teatral “Uma breve História do homem que mudou a História...”. No elenco os estudantes do 2º ano do curso técnico integrado em Hospedagem, sob a coordenação do professor Washington Lago.

A peça aborda o contexto da II Guerra Mundial e a trajetória de Hitler desde os campos de batalha na I Guerra, sua ascensão como ditador e os horrores do conflito mundial. A encenação foi proposta como atividade avaliativa pelos estudantes e teve caráter multidisciplinar entre geografia, sociologia, biologia, história e química.

Para a estudante Maria Áurea, que participou da apresentação, “os ensaios ocorreram no contraturno, envolvendo vinte e seis colegas e durante três dias na semana. Além de uma reunião com componentes da turma em Porto Calvo, devido ao grande número de participantes. Apesar das dificuldades encontradas ao longo dos ensaios, a apresentação saiu melhor do que nós esperávamos”.

Já para o estudante Lucas, que interpretou Hitler, “foi muito gratificante ver a peça, pois possibilitou que todos os alunos do campus Maragogi assistissem. De forma a servir de conhecimento extra, apresentamos a peça no intervalo, momento em que as demais aulas não seriam atrapalhadas”.

A atividade aconteceu no momento do intervalo entre as aulas e a utilização do teatro, como estratégia lúdica, permite criar um ambiente atraente e gratificante, que vai ao encontro das expectativas e superação dos limites de cada estudante envolvido, servindo como forma de estímulo para que tenha um desenvolvimento integral, espírito de equipe e desperte as habilidades de autoconfiança, autoconhecimento, comunicação e proatividade.

"A peça foi importante pois facilitou a compreensão do conteúdo já que resumiram bastante o período histórico. Ficou claro para o nosso entendimento, pois as vezes estes assuntos são complicados para nós compreendermos em sala de aula”, ressaltou Maria Júlia, estudante do período vespertino.

registrado em: