Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Institutos Federais entram na batalha contra o mosquito Aedes aegypti

Institutos Federais entram na batalha contra o mosquito Aedes aegypti

publicado: 28/01/2016 09h48, última modificação: 04/02/2016 08h05

Diariamente, nos noticiários, é possível acompanhar várias ações desenvolvidas pelos órgãos públicos no combate ao mosquito Aedes aegypti.

E essa mobilização não é por acaso: o mosquito está ainda mais perigoso, pois, além da dengue, transmite o zika vírus, que está sendo associado aos casos de microcefalia, e a febre chikungunya.

Através do Ofício-Circular nº 2/2016, emitido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), todos os Institutos Federais foram convocados a se engajarem na luta contra o mosquito.

O dia “D” será nesta sexta-feira, 29 de janeiro, com a recomendação de que “as dependências físicas da Administração Pública Federal em todo o Brasil passem por uma varredura que busque eliminar todos os possíveis focos do mosquito”, conforme consta no documento. Para isso, solicita o apoio de servidores e estudantes para acabar com potenciais criadouros existentes na instituição e também em seu entorno.

Ainda segundo o ofício, “o Brasil e o mundo estão nesse enfrentamento (…) e a forma mais eficiente de controlar as consequências do Aedes aegypti é a eliminação dos focos da sua reprodução, medida que deve ser profundamente inserida na cultura de toda a sociedade brasileira”. A mobilização deve ser geral e contínua. É preciso ficar atento e não deixar água parada. Confira algumas dicas:

1 - tampe os tonéis e caixa d’água;

2 - mantenha as calhas sempre limpas;

3 - deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

4 - mantenha lixeiras bem tampadas;

5 - deixe ralos limpos e com aplicação de tela;

6 - limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

7 - limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

8 - retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

Fonte: Ministério da Saúde.

Mais dicas sobre cuidados dentro de casa e do apartamento podem ser conferidas neste endereço: http://combateaedes.saude.gov.br/prevencao-e-combate/casas-e-apartamentos.

Para esclarecer dúvidas e obter mais informações, acesse http://combateaedes.saude.gov.br/

registrado em: , ,