Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal tem três experiências exitosas selecionadas para apresentação no Reditec 2016

publicado: 25/08/2016 09h53, última modificação: 25/08/2016 10h12

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) será representado por três experiências exitosas na 40ª edição da Reunião dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), que acontece de 23 a 26 de setembro, em Vitória/ES. As iniciativas serão apresentadas no dia 24, sábado.

Na área de Pesquisa, o aplicativo Nutrição Total, do campus Maceió, será apresentado pelo professor de Informática Edson Camilo. O objetivo é melhorar a comunicação entre o serviço do refeitório do campus Maceió e os alunos. A ferramenta foi amplamente divulgada pela mídia regional quando do seu lançamento, em 2014, e o download pode ser feito de forma gratuita.

O agendamento das refeições ocorre exclusivamente com o uso desta ferramenta pelos alunos cadastrados no refeitório por meio do uso do aplicativo ou sistema web. O sistema também permite ao aluno enviar sugestões sobre o cardápio e o serviço de forma simples e rápida, proporcionando a interatividade entre usuários e gestores do serviço”, explicou o docente.

A plataforma Comunica, módulo de submissão de projetos de pesquisa no instituto, será exposta pelo professor do Ifal Maceió, Cleber Nauber. O software facilita a submissão e avaliação de editais de bolsas institucionais do Ifal, já está em funcionamento e pode ser acessado pelo endereço comunica.ifal.edu.br.

Já em Extensão, o professor Luis Lucas Dantas, da área de Filosofia no Ifal Maragogi, apresentará projeto que integra o programa de Extensão Minha Comunidade, focando no assentamento rural Nova Jerusalém com iniciativas de empoderamento humano e desenvolvimento social. Apoio técnico agroecológico, educação ambiental e desenvolvimento sustentável, apoio com vistas à geração de renda e levantamento do potencial turístico da comunidade são as atividades que estão sendo desenvolvidas na comunidade há um ano.

Observamos no assentamento maior interação e convivência dos membros, sentido de pertença comunitária e aumento da autoestima individual. Os assentados também têm desenvolvido protagonismo, liderança e autonomia. Nisto, percebe-se o efeito social produzido pela ação extensiva e o empoderamento humano”, ressaltou o professor Luis Lucas.

registrado em: ,