Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal recebe autorização para funcionamento de rádio educativa

Ifal recebe autorização para funcionamento de rádio educativa

Outorga ocorreu em solenidade de assinatura da portaria de criação do Canal Educação
publicado: 15/05/2015 17h40, última modificação: 15/05/2015 17h53
Exibir carrossel de imagens Sergio Teixeira (Reitor IFAL); Cícero Lopes (Reitor IFPB); Ricardo Berzoini (Ministro das Comunicações); Jerônimo Rodrigues (Reitor IFG)

Brasília, 14/5/2015 - Os ministros da Educação, Renato Janine Ribeiro, e das Comunicações, Ricardo Berzoini, assinaram nesta quarta-feira, 14, em Brasília, portaria que regulamenta o Canal da Educação, de TV digital, que será gerido pelo MEC para a produção de conteúdos educativos. Na oportunidade, também foi realizada a outorga para o funcionamento de 21 emissoras de rádio educativas e oito de TVs educativas. Dez Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia foram contemplados em suas propostas para rádios educativas.

Para Ricardo Berzoini, o governo deve assegurar que os benefícios da revolução digital possam ser usufruídos por todas as camadas sociais. “Nossa missão é assegurar que essa revolução digital possa ser um bem social, e não apenas uma mercadoria a ser comercializada pelas grandes empresas. O Canal Educação, as rádios e TVs educativas devem ser um espaço para que o cidadão possa ter acesso a conteúdos de qualidade para se informar e formar uma reflexão crítica”, disse.

O ministro da Educação destacou que é preciso levar conteúdo de qualidade a todas as regiões do País.  “Toda a conexão do mundo hoje pode ser alcançada com o avanço das ferramentas de comunicação”, afirmou.

As rádios e TVs educativas são voltadas à transmissão de programas exclusivamente educativo-culturais, não podendo ter caráter comercial nem fins lucrativos. Essa definição consta do Decreto Lei 236, de 28 de fevereiro de 1967.

“A partir de agora, se abrem novas oportunidades. Através do Canal Educação, e das rádios educativas, a Rede Federal conseguirá se aproximar ainda mais da sociedade, ampliando as oportunidades de acesso aos nossos programas e ações”, observa o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Marcelo Feres.

Para Belchior Rocha, presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), trata-se de uma ação que possibilitará um alcance maior das atividades desenvolvidas pelos Institutos Federais. “O Canal Educação e as concessões das rádios educativas, representam uma oportunidade de fortalecer junto à sociedade o papel da nossa Rede.”

Institutos Federais contemplados com a concessão de rádios educativas:

Instituto Federal de Alagoas (IFAL), campus Palmeira dos Índios;

Instituto Federal Baiano (IF BAIANO), campus Bom Jesus da Lapa;

Instituto Federal do Ceará (IFCE), campi Aracati e Crateús;

Instituto Federal de Goiás (IFG), campus Anápolis;

Instituto Federal Goiano (IF Goiano), campus Rio Verde;

Instituto Federal do Maranhão (IFMA), campus Barreirinhas;

Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campus Governador Valadares;

Instituto Federal do Paraná (IFPR), campi Londrina e Paranavaí;

Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus Cajazeiras;

Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), campus Uberaba.

Fonte: Ascom MEC/Setec/Conif

registrado em: