Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal promove encontro sobre tecnologia na área de refrigeração e ar condicionado

Entrac ocorre até esta quinta-feira (20 e reúne profissionais da área no Htel Premier Best Western

publicado: 20/10/2016 14h30, última modificação: 20/10/2016 14h30
Exibir carrossel de imagens Gerônimo Vicente Profissionais da área participam do encontro em Maceió

Profissionais da área participam do encontro em Maceió

A alta temporada de turismo em Maceió que começa neste mês de outubro e segue até março de 2017, combina com sol, praia e temperaturas entre 30 a 40 graus centígrados e que resulta naquele “calorão” tão peculiar para os conterrâneos e convidativo para os visitantes. Essa característica nordestina despertou a atenção da Nova Técnica Editora que em parceria com o Instituto Federal de Alagoas promovem o Encontro Tecnológico de Refrigeração e Ar Condicionado (Entrac) que começou na quarta-feira (19) e prossegue até esta quinta-feira (20 ) no Hotel Premier Best, na Pajuçara. O evento que reúne profissionais da área de refrigeração ocorre há mais de 20 anos, sempre uma vez por ano e primeira vez, a capital alagoana é sede.

Segundo o professor da disciplina de Refrigeração do curso técnico de Mecânica do Campus Maceió, Roosevelt Pontes, o Entrac é uma oportunidade para projetistas, instaladores, engenheiros e demais profissionais de manutenção de ar condicionado ampliarem os conhecimentos, principalmente aqueles voltados para a área de tecnologia.

- Outro aspecto importante do encontro é a participação de empresas que expõem produtos da nova geração na área de refrigeração, hoje, com equipamentos totalmente digitalizados e que ainda não são conhecidos pelos profissionais alagoanos”, ressaltou o professor.

Para Roosevetl Pontes, a disciplina de Refrigeração que, na década de 1990, era um curso técnico, deveria retornar a essa condição, devido às variantes existentes, atualmente na área, notadamente, quanto aos procedimentos tecnológicos. “Temos uma disciplina de qualidade onde de cada dez alunos do curso de Mecânica, inseridos no mercado de trabalho três são atuar na refrigeração”, ressaltou.

Empresas da área de refrigeração também estão expondo produtos no Entrac. Uma delas é a Testo, de origem alemanhã e que produz equipamentos para manutenção do sistema de refrigeração, ar condicionado e bombas de calor. Segundo o representante, Felipe Cerqueira, a empresa existe desde 1999 e desenvolve produtos de medição de calor com instrumentos digitais. Já a Wmell, que é de Santa Catarina, atua na produção de isolamento térmico, segundo o representante Eduardo Taveiro. Todos esses empreendimentos em exposição no Entrac apresentam produtos inovadores para o sistema de ar condicionado e refrigeração.

A palestra que abriu o Entrac – Maceió foi ministrada por André Dickert, da Polipex sobre o tema Isolamento Térmico sob a ótica da Sustentabilidade.

registrado em: , ,