Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal participa de pacto nacional contra o Zika

Ifal participa de pacto nacional contra o Zika

publicado: 04/02/2016 09h26, última modificação: 11/02/2016 12h09
Exibir carrossel de imagens As crianças que vão
nascer agradecem.

As crianças que vão nascer agradecem.

Não se espante ao ver mosquitos "sobrevoando" a tela do computador quando visitar a página do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Não se trata de um ataque de hackers, mas sim de mais uma iniciativa do Governo Federal, adotada também pelo Ifal, para chamar atenção dos internautas sobre a importância de combater o mosquito Aedes aegypti.

O mosquito está ainda mais perigoso, pois, além da dengue, transmite a febre chikungunya e o zika vírus, que está sendo associado aos casos de microcefalia.

Enquanto não se desenvolve uma vacina, a maneira eficaz de evitar essas doenças é eliminando o mosquito, impedindo o nascimento.

Nesta quinta-feira (4), o chefe do Departamento de Comunicação e Eventos do Ifal, Zoroastro Neto, representando o reitor Sérgio Teixeira, está em Brasília para participar de uma reunião com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Na ocasião, haverá a assinatura do Pacto da Educação Brasileira Contra o Zika.

Reitores, pró-reitores dos institutos federais e das universidades, além de secretários estaduais e municipais de educação, foram convocados para esse encontro. O objetivo é promover uma mobilização contínua, reforçando as informações para prevenção e enfrentamento do mosquito, inserindo o tema nas semanas de planejamento pedagógico das escolas de todo o Brasil. As ações devem envolver os estudantes e seus familiares, bem como professores e técnicos - administrativos.

Apoio da população no combate ao mosquito

O momento exige atenção e a mobilização deve ser geral e contínua. Este verão tem chovido muito e também tem feito bastante calor. Essas são as condições ideias para a proliferação do Aedes aegypti. Por isso, é preciso ficar atento e não deixar água parada.

Confira algumas dicas:

1 - tampe os tonéis e caixa d’água;

2 - mantenha as calhas sempre limpas;

3 - deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

4 - mantenha lixeiras bem tampadas;

5 - deixe ralos limpos e com aplicação de tela;

6 - limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

7 - limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

8 - retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

Fonte: Ministério da Saúde.

Mais dicas sobre cuidados dentro de casa e do apartamento podem ser conferidas neste endereço: http://combateaedes.saude.gov.br/prevencao-e-combate/casas-e-apartamentos.

Para esclarecer dúvidas e obter mais informações, acesse http://combateaedes.saude.gov.br/

registrado em: ,