Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal oferta oportunidade para bolsas de estudos no Canadá

Ifal oferta oportunidade para bolsas de estudos no Canadá

por Jhonathan Pino publicado: 23/05/2016 09h23, última modificação: 23/05/2016 15h37

A Pró-reitoria de Ensino (Proen) divulgou nesta segunda-feira, 23, a Chamada Pública nº01/2016, do processo seletivo de estudantes matriculados em cursos de nível Superior de Tecnologia, presencial ou a distância, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), como parte do Programa de Bolsas de Estudo Canadá/Brasil. Serão selecionados dois alunos de maior coeficiente e pontuação em provas de proficiência em idiomas, para que concorram com outros estudantes da Rede Federal a dois semestres letivos, cursos de línguas e realização de estágio no país anfitrião.

Para fazer parte da seleção, os alunos do Ifal terão entre os dias 24 e 31 de maio para realizar suas inscrições. Essa etapa consiste no seu comparecimento à Diretoria de Ensino (DE), ou equivalente de seu Campus/Polo, para entrega de formulários de inscrição e de consentimento e liberação de informações pessoais, além dos seguintes documentos: cópia da carteira de identidade nacional (RG) ou cópia do passaporte do candidato válido; cópia do histórico escolar; descrições de cursos e disciplinas selecionados no programa; currículo do candidato; carta de intenções e declaração de compromisso, através da qual o candidato se compromete a divulgar sua experiência de intercâmbio à comunidade acadêmica, através de um relatório final e de uma apresentação em um evento público, como palestra, oficina ou seminário, disponível em anexo do Edital.

O Formulário de Inscrição, as listas de programas disponíveis e de faculdades/institutos, bem como o Formulário de Consentimento e Liberação de Informações Pessoais estão disponíveis no site do CICan, em versões em Inglês e Francês.

Dentro do Ifal, o processo seletivo consistirá em duas etapas. Na primeira delas os dez inscritos com maior coeficiente do rendimento escolar serão selecionados. Estes deverão fazer a prova do TOEFL ITP no dia 9 de junho, ou comprovar título de proficiência em língua inglesa, ou francesa, até o dia 14 de junho, caso já o possua. O resultado final sai no dia 15 de junho.

Os dois selecionados irão concorrer às 10 vagas disponibilizadas a nível federal, pelo Colleges and Institutes Canada (CICan). O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) será responsável pela seleção dos dez estudantes que irão receber as bolsas.

Os aprovados receberão as bolsas a partir de dezembro, com duração máxima de 16 meses, sendo quatro meses para o estudo de línguas (inglês ou francês), dois semestres acadêmicos (oito meses) e estágio (dois a três meses). Para isso, eles receberão ajuda de custos para cobrir as despesas com testes de idiomas, mensalidades e viagem (Brasil-Canadá-Brasil), além de um subsídio para material de estudo. A bolsa também inclui auxílio financeiro para as instalações do estudante, subsídio mensal e seguro-saúde emergencial, durante o período de estudos no Canadá.

Acesse a chamada pública aqui.

registrado em: