Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal Maceió promove edição internacional de Mostra Alagoana de Foguetes

Ifal Maceió promove edição internacional de Mostra Alagoana de Foguetes

publicado: 05/12/2016 10h28, última modificação: 05/12/2016 12h31
Exibir carrossel de imagens Mostra Alagoana de Foguetes busca a interação entre estudantes.

Mostra Alagoana de Foguetes busca a interação entre estudantes.

Alunos do Instituto Federal de Alagoas- IFAL, Campus Maceió, promovem no dia 17 de dezembro, das 8 às 17 horas, no Campus da Universidade Federal de Alagoas – UFAL (em área ao lado do Restaurante Universitário), a edição internacional da Mostra Alagoana de Foguetes - MOAFOG, evento que tem como objetivo ensinar a alunos de ensino fundamental, médio e superior conceitos de física aplicada, química, eletrônica e mecânica dos fluídos, bem como noções de aerodinâmica, a partir da construção e lançamento de foguetes feitos de garrafa PET.

Além de despertar e estimular o interesse pelos foguetes e pelas ciências, a Mostra é uma oportunidade para aproximar os Institutos Federais das Escolas Municipais, Estaduais, Particulares de Alagoas (Nordeste) e da UFAL., e de pesquisadores internacionais. Além disso, o evento foi desenvolvido para incentivar os alunos e o seu ingresso nas áreas científicas e o aperfeiçoamento de professores em novos métodos práticos de ensino.

As inscrições são gratuitas e estão abertas pelo site https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc-1WsA5sSy9OzPESsIGE1hb8VPOh30AbC_BW5RUh2CIIuqRg/viewform e devem ser feitas por equipes, sendo uma equipe para cada instituição inscrita no evento. A MOAFOG reserva 55 vagas para equipes de escolas públicas e privadas (cada uma coordenada por um professor), sendo 10 para equipes do ensino fundamental; 20 para equipes do nível médio; 10 para equipes de nível superior e 5 para equipes estrangeiras, representando instituições da Inglaterra, Estados Unidos e Itália.

Durante o evento, alunos são instruídos a construir seus próprios foguetes, carregá-los com ar comprimido, vinagre e bicarbonato de sódio ou com ácido acético (até 20% de concentração) com bicarbonato de sódio, e depois lançá-los dentro da competição. Haverá também uma prova teórica no dia 16 de dezembro, às 14 horas, no Colégio Madalena Sofia. A prova teórica deverá contar com a participação de apenas um membro de cada equipe, sendo o resultado válido individualmente (não considerando o resultado dos membros em conjunto). A prova consiste em 10 questões (múltipla escolha, na qual uma errada anula uma certa) a serem respondidas em no máximo uma hora, tratando de conhecimentos nas áreas de história dos foguetes, física, química, mecânica dos fluidos e noções de eletrônica. Ao final da Mostra todos os alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores das escolas.

A MOAFOG faz parte das ações de extensão desenvolvidas por alunos do Programa de Iniciação a Foguetes – PIF, do Campus Maceió, e recebe pela primeira vez estudantes estrangeiros. “É a extensão do Ifal se expandido para fora do país”, destaca o professor Carlos Argolo, coordenador do projeto, referindo-se à troca de conhecimentos que o evento proporciona entre estudantes brasileiros e estrangeiros. Mais informações sobre o evento estão disponíveis aqui.

registrado em: