Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal empossa primeiros quatro docentes de 2017

Ifal empossa primeiros quatro docentes de 2017

publicado: 13/01/2017 11h58, última modificação: 13/01/2017 17h05

Palmeira dos Índios, Piranhas e Viçosa são os três primeiros campi do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) a receberem novos servidores neste ano de 2017. Nesta sexta-feira, 13, quatro docentes participaram da cerimônia de entrada na instituição, ocorrida no Gabinete da Reitoria e conduzida pelo reitor em exercício Carlos Guedes. Eles participaram de um dos concursos mais disputados na história do Ifal, com cerca de dois mil candidatos e iniciam um ciclo de quase 300 posses a ocorrerem ao longo deste ano.

Três deles já conhecem o Ifal há algum tempo. É o caso de Rayna Valeria Maciel, que será professora de Estradas e Pavimentação, do Campus Palmeira. Ela deixou o Ifal em 2010, quando terminou o curso técnico de Construção Civil. Nesta sexta-feira, em que comemora a posse como docente, também participará de uma festa de formatura de graduação em Engenharia Civil.Ela colou grau no ano passado.

"Eu sou fruto do Ifal. Me formei há pouco tempo, só que entendo um pouco da importância e da dinâmica que é ser professor. Minha família é humilde e a educação foi o caminho que encontrei para alcançar meus objetivos. É um pouco disso que quero passar para meus futuros alunos", disse a recém-empossada.

O caminho da docência no Ifal já faz parte da realidade de Bruna Machado, empossada professora de Desenho, do Campus Piranhas. Ela já atuava na instituição, como professora substituta do Campus Murici e lembrou sua experiência.

"Quando eu vim para o Ifal, eu fiquei assustada, porque comecei a dar aula para alunos adolescentes do Ensino Médio. Mas eu percebi que não existe disciplina chata, existem professores que podem passar o conteúdo de forma interessante e é isso que vai facilitar a aprendizagem deles. Muitas vezes, quando eu estava dando aula em situações em que os alunos nunca haviam pegado em uma régua, eles diziam que não iriam conseguir fazer as atividades, daí eu pegava nas mãos deles, os incentivava e de repente já estavam fazendo os desenhos. É gratificante estar ao lado deles, durante esse processo", ressaltou a agora professora efetiva.

Também da casa, Ricardo Luis Alves se despede do cargo de assistente administrativo, do Campus Satuba, onde atuou desde 2012, e começa nova carreira no Campus Viçosa, onde atuará como professor de Administração. "Em Satuba eu aprendi a fazer não só o que é exigido pela administração, mas também aquilo que é correto para a sociedade", pontuou o servidor, que estava ao lado de Jalves Mendonça, professor empossado na disciplina de Informática, do Campus Palmeira.

Também estavam presentes à cerimônia, a pró-reitora de Ensino em exercício, Cledilma Costa, o Diretor de Gestão de Pessoas, Wagner Fonseca, e o diretor do Campus Piranhas, Ricardo Aguiar.

"É uma alegria institucional saber que após um concurso de extrema dificuldade e com exigências tanto no conhecimento específico, como de conhecimento de ensino, vocês estão entrando aqui. Trata-se de uma instituição centenária que oferta cursos de qualidade, tanto na Educação Básica, Técnica e Superior. Isso é de uma responsabilidade enorme, já que o Instituto está no estado com as piores condições e índices de educação do país. Por isso temos que ter uma responsabilidade social, já que muitos dos nossos alunos têm como principal possibilidade de ascensão social a formação nessa instituição", pontuou Cledilma.

registrado em: ,