Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal empossa oito técnicos e dois docentes para diversos campi

Ifal empossa oito técnicos e dois docentes para diversos campi

publicado: 15/08/2017 11h23, última modificação: 21/08/2017 08h32

Alagoanos, ex-alunos do Instituto e de formação superior: esse foi o perfil predominante na posse de 10 novos servidores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), ocorrido na manhã desta terça-feira, 15. Numa cerimônia que contou com todos os pró-reitores da Instituição e presidida pelo reitor em exercício, Carlos Guedes, no Auditório da Reitoria, os gestores presentes viram rostos já familiares reingressando na instituição, agora como professores e técnico-administrativos.

A começar pelos técnicos Natiel Johnson Santos e Darlan Braga, ocupantes dos cargos de auxiliar em Administração, na Reitoria e no Campus Piranhas, além de Aqueline Cavalcante, que tomou posse como técnica em Assuntos Educacionais, no Campus Murici. Todos eles foram estudantes do Campus Maceió e após passarem por graduações em outras instituições, retornaram ao Ifal. "Eu fui bolsista e sempre tive muito orgulho de estudar na melhor escola pública do estado. Sempre fui feliz aqui, agora estou retornando para essa casa com uma alegria imensa", pontuou.

Rafaella Nunes trabalhará no mesmo lugar em que fez seu ensino médio: ela será técnica em Assuntos Educacionais do Campus Palmeiras dos Índios e também aproveitou a oportunidade para expressar seus sentimentos pela unidade. "Se tem uma coisa que eu lembro, da época em que eu estudei lá, é o carinho e o respeito formado entre meus colegas e professores. Agora, como servidora, espero tratar os alunos com a mesma forma e o mesmo acolhimento que recebi", relatou.

Completaram a lista de alagoanos empossados no Instituto os docentes José Eliton dos Santos, nomeado professor de Contabilidade do Campus Viçosa, e José Lucas de Omena, que atuará no Campus Santana, além de Kelly Medeiros e Vanessa Elisa da Silva, ambas técnicas em Assuntos Educacionais da Reitoria e do Campus Murici, respectivamente. Poliana Segalen foi nomeada técnica em Contabilidade do Campus Santana do Ipanema.

A única não alagoana foi Louise Tanajura, do município de Vitória da Conquista, Bahia. Aqui, ela será acolhida pelo Campus Maragogi, onde exercerá o cargo de técnica em Assuntos Educacionais.

Empossados terão novos desafios

O pró-reitor de Extensão, Altemir Secco apresentou um pouco da instituição para os novos servidores. "Vocês ingressam numa instituição que é fruto da fusão de outras duas: a Escola Técnica Federal e a Agrotécnica de Satuba. Quando isso aconteceu, tínhamos 4 mil alunos, hoje são 23 mil e o triplo de funcionários. Já tivemos momentos de expansão, hoje é um pouco diferente, com a crise orçamentária, mas a vida continua e somos responsáveis pela formação humana e profissional das pessoas. Cada um tem a sua importância na estrutura da instituição e temos de fazer o melhor enquanto estivermos aqui", opinou o gestor.

Em seguida, o Pró-reitor de Ensino lembrou as responsabilidades do Instituto. "Quando viramos Institutos Federais, passamos de uma instituição que forma técnicos para atuar na graduação, ofertando especializações, como também formando professores e por isso hoje temos uma responsabilidade aumentada. O papel do Instituto é formar cidadãos para o mundo do trabalho, capazes de ocupar postos importantes, mas acima de tudo, cidadãos capazes de propor soluções para a sociedade", ressaltou Luiz Henrique Lemos.

Ao lado dos diretores Ricardo Aguiar, Valdomiro Odilon e Dacio Camerino, respectivamente dos campi de Piranhas, Viçosa e Maragogi, além da chefe de Departamento de Ensino do Campus Murici, Arlene Leão, o reitor em exercício fez um panorama dos Ifs. "O Ifal faz parte de uma rede de mais de 700 unidades, sediadas em 600 municípios. Em Alagoas são 16 campi, 15 polos de educação à distância, mais de 25 mil alunos. Estamos próximos de mil professores e temos mais de 700 técnico-administrativos, que atendem a mais de 50% dos municípios do Estado. Apesar disso, ainda temos um grande desafio pela frente", destacou Carlos Guedes.

registrado em: ,