Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal e Fundepes em parceria para elaboração de projetos

Ifal e Fundepes em parceria para elaboração de projetos

Reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira (08).

publicado: 09/03/2017 18h30, última modificação: 10/03/2017 10h10

A Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pó-graduação (PRPI) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) recebeu na manhã desta quarta-feira (08), o vice-presidente da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes), Gerson Maciel, acompanhado das gerentes da Unidade de Projetos, Taciana Melo e Micheline Jatobá, com o objetivo de alinhar cada etapa do processo do fluxograma das atividades para elaboração e execução de projetos de extensão e pesquisa com a expertise da Fundação.

Durante a reunião, o pró-reitor Carlos Henrique Almeida Alves apresentou a metodologia dessas atividades no Ifal, e os princípios norteadores da concepção de pesquisa propostos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI): articulação com o ensino e a extensão, sintonia com interesses regionais e nacionais, atendimento às demandas sociais, incentivo à inovação, desenvolvimento da pós-graduação e retroalimentação do ensino, que servirão de base à fundação para apoio e captação de recursos.

"A parceria com a Fundepes, além de favorecer o desenvolvimento da inovação e da pesquisa aplicada, criará condições mais propícias para que o Ifal possa ampliar a rede de relacionamento com organizações do setor produtivo, garantindo o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão", afirmou Alves.

Para o vice-presidente da Fundação, Maciel, "o encontro foi considerado um divisor de águas, bastante didático e esclarecedor; daremos suporte aos diferentes projetos de interesse institucional. E estamos estudando a possibilidade, inclusive, de produção de uma cartilha simplificada para explicar aos pesquisadores todas as etapas do processo".

Participaram também da reunião Cleber Nauber dos Santos, coordenador de projetos institucionais da PRPI, e Danielle Clara, do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Ifal.

Fonte: Adaptado - Ascom da Fundepes

registrado em: