Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal apoia manifesto em favor da Ead

Ifal apoia manifesto em favor da Ead

publicado: 24/08/2015 13h30, última modificação: 25/08/2015 14h17

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) apoia o manifesto que inicia nesta segunda-feira, 24, em favor da manutenção, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do orçamento para educação a distância (Ead)O movimento é nacional, promovido pelo Fórum Nacional de Coordenadores da Universidade Aberta do Brasil (UAB), e pretende conseguir 500 mil assinaturas. A petição deve ser enviada à presidente Dilma Rousseff, ao Congresso Nacional, à Câmara dos Deputados e ao Senado.

Segundo os organizadores da campanha, os cortes no orçamento comprometeram o ensino em cerca de 700 municípios e 170 mil estudantes que estão em sala de aula.

Atualmente, o Ifal tem mais de 1.700 estudantes nessa modalidade de ensino distribuídos em onze polos, sendo oito em Alagoas: Arapiraca, Cajueiro, Maceió, Maragogi, Palmeira dos Índios, Penedo, Santana do Ipanema e São José da Lage, e três na Bahia: Ilhéus, Mata de São João e Vitória da Conquista. Os cursos oferecidos são: licenciatura em Letras Português e em Ciências Biológicas, bacharelado em Administração Pública e tecnológico em Hotelaria.

Mais informações pelo endereço eletrônico manifestouab@gmail.com

Leia e assine a Petição clicando AQUI.

UAB

A UAB, instituída pelo Decreto nº. 5.800, de junho de 2006, resulta da articulação e integração de Instituições Públicas de Ensino Superior, Municípios e Estados, visando a democratização, a expansão e a interiorização da oferta de ensino superior público e gratuito no País, bem como o desenvolvimento de projetos de pesquisa e de metodologias inovadoras de ensino, preferencialmente para a área de formação inicial e continuada de professores da educação básica.

Universidade Aberta do Brasil é o nome dado ao projeto criado pelo Ministério da Educação, em 2005, no âmbito do Fórum das Estatais pela Educação, para a articulação e integração experimental de um sistema nacional de educação superior. Esse sistema é formado por instituições públicas de ensino superior, as quais levarão ensino superior público de qualidade aos Municípios brasileiros que não têm oferta ou cujos cursos ofertados não são suficientes para atender a procura.

A UAB não é uma nova instituição educacional, ela não terá uma sede ou um endereço. O nome faz referência ao projeto criado pelo MEC para articulação e integração experimental de um sistema nacional de educação superior. UAB é, portanto, a denominação representativa genérica para a rede nacional experimental voltada para pesquisa e para a educação superior (compreendendo formação inicial e continuada) que será formada pelo conjunto de instituições públicas de ensino superior, em articulação e integração com o conjunto de pólos municipais de apoio presencial.

A oferta de Cursos a distância vinculados ao Sistema UAB se dá com base em convênio firmado entre o MEC, o Município pólo e a Instituição Federal de Ensino Superior. Uma ou mais instituições públicas de ensino superior oferecerão cursos superiores na modalidade de educação a distância, para atendimento dos estudantes nos pólos municipais de apoio presencial.

registrado em: , ,