Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal adere ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça e vai capacitar líderes setoriais sobre o tema
conteúdo

Notícias

Ifal adere ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça e vai capacitar líderes setoriais sobre o tema

por Roberta Rocha publicado: 05/05/2016 07h21, última modificação: 09/05/2016 18h12
Exibir carrossel de imagens Integrantes do Comitê PEGeR discutem os afazeres do grupo

Integrantes do Comitê PEGeR discutem os afazeres do grupo

Pensar em estratégias para promover a igualdade de gênero e etnicorracial nos ambientes organizacionais tem sido uma preocupação do Instituto Federal de Alagoas - Ifal, desde a adesão ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça do governo federal. A assinatura do termo de compromisso com o referido programa ocorreu na segunda quinzena de abril, em Brasília, e, nesta quarta-feira (4), o comitê local, responsável por executar ações relacionadas ao pacto firmado, se reuniu na Reitoria do instituto para planejar sua atuação e definir um calendário de atividades. 

A primeira resolução do grupo refere-se à oferta de capacitação para líderes setoriais da instituição. O curso, dividido em cinco módulos, abordará tópicos como diversidade, violência, linguagem inclusiva e saúde, a partir da perspectiva de gênero e raça. O objetivo é disseminar novas concepções de gestão de pessoas e preparar agentes para atuar de forma multiplicadora desse diálogo no ambiente de trabalho.

"A formação será direcionada ao quadro funcional do Ifal. Convidaremos pessoas que estão à frente de setores estratégicos do instituto, mas também poderão participar profissionais que se identifiquem com a temática e se comprometam em replicá-la nos campi e na Reitoria", explica Danielly Spósito, coordenadora-geral do Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça (PEGeR) do Ifal. O início da atividade está previsto para o dia 2 de junho e as inscrições serão abertas em breve, segundo ela. 

Além dessa iniciativa, o plano de trabalho do Comitê PEGeR prevê a análise, no âmbito institucional, da ocupação de cargos de decisão, do uso de benefícios e das políticas de saúde e segurança laboral. Os dados coletados serão relacionados em categorias de gênero e raça. Com essas informações, o grupo pretende produzir um relatório capaz de subsidiar possíveis mudanças nas diretrizes de gestão e na cultura organizacional.

Ao todo, são 10 ações inovadoras propostas para garantir ao Ifal o selo Pró-Equidade de Gênero e Raça. O prazo de execução do projeto inteiro é de 18 meses.

Sobre o programa

Promovido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, o Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça é direcionado a empresas públicas e privadas preocupadas em combater as práticas de desigualdade e discriminação nas relações de trabalho. 

A adesão ao programa é voluntária e está atrelada à execução de uma série de ações previamente pactuadas. Se alcançar 70% de desempenho satisfatório ou muito satisfatório do plano de trabalho, a empresa avaliada recebe um selo que marca o reconhecimento do seu compromisso em promover, no mundo do trabalho, a igualdade racial e entre homens e mulheres. 

registrado em: ,