Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ex-aluno do Ifal dá palestra motivacional na abertura do ano letivo do Campus Rio Largo
conteúdo

Notícias

Ex-aluno do Ifal dá palestra motivacional na abertura do ano letivo do Campus Rio Largo

por Roberta Rocha publicado: 03/05/2016 10h02, última modificação: 06/05/2016 15h51
Exibir carrossel de imagens Egresso do Campus Maceió, Bessa narrou aos feras como conquistou sucesso em sua área de atuação

Egresso do Campus Maceió, Bessa narrou aos feras como conquistou sucesso em sua área de atuação

Nada melhor do que quem já viveu uma experiência para aconselhar pessoas que irão passar por situação semelhante. Foi assim que pensaram a coordenação do curso de Informática, o Departamento Acadêmico e a direção-geral do Campus Rio Largo do Instituto Federal de Alagoas - Ifal, ao organizar o evento de boas-vindas para os novos estudantes da unidade de ensino.

A recepção, iniciada na manhã de segunda-feira (2), no auditório da Infraero, no Aeroporto Zumbi dos Palmares, contou com palestra motivacional do ex-aluno do curso superior em Sistemas de Informação do Ifal, Bruno Bessa, e apresentação de projeto desenvolvido por profissionais do Governo do Estado onde estudantes do Campus Rio Largo também atuam. A programação envolveu ainda seminários temáticos e encerra na tarde desta terça-feira (3). 

Além de falar dos desafios da carreira e de sua história de superação, o engenheiro de software Bruno Bessa lembrou da época em que era bolsista de iniciação científica no Ifal e da "imersão no universo da computação" que essa iniciativa proporcionou. Após concluir o curso no Campus Maceió, ele fundou com outros profissionais da área a Sururu Valley, empresa local de fomento a negócios de base tecnológica reconhecida nacionalmente por ser destaque em eventos de inovação.

Atualmente cursando doutorado em Pernambuco, Bruno reforçou, em seu discurso aos novos alunos, a importância de se dedicar àquilo em que se acredita. "Aproveitem as oportunidades e vivam de computação se quiserem fazer coisas bem feitas", incentivou.

Empolgação da turma iniciante

O estímulo dado na palestra alcançou uma plateia interessada em fazer a diferença. É o que garante a aluna Ana Neri. Aos 41 anos e há 21 afastada das salas de aula, a dona de casa tinha o sonho de terminar os estudos e acreditou nele. "Ingressei no EJA (Educação de Jovens e Adultos) ano passado. Agora consegui ser aprovada no Ifal. Vou sair daqui capacitada e espero arrumar um bom emprego. Meu primeiro emprego", explica.

Para ela, é motivo de orgulho estudar em uma instituição federal de ensino. Sua conquista tem inspirado os próprios filhos. "O meu mais velho, de 21 anos, me disse 'mãe, eu não acredito, Informática era o que eu queria e você conseguiu'. Aí eu falei para ele 'tente também, a hora de voltar a estudar é agora'", relatou a mãe de mais dois adolescentes.  

Antes do início das aulas, Ana e outros estudantes do Ifal Rio Largo receberam reforço escolar de conteúdos de Português e Matemática, durante cerca de dois meses. "Agora me sinto preparada para acompanhar o curso", disse. Também a novata Ana Paula Guilherme, de 33 anos, elogiou o preparatório. "Foram ótimos professores. É o primeiro curso técnico que faço. Fascinada por computadores eu já sou, mas precisava dessa segurança para dar conta das exigências que virão". 

Planejamento e dedicação

O diretor-geral do Campus Rio Largo, Édel Pontes, fez um convite aos feras do curso de Informática no evento de abertura do ano letivo 2016: aliar conhecimento e intuição no cenário das novas tecnologias. Para ele, a qualidade do ensino no Ifal e a participação em programas de pesquisa e extensão podem ajudar nesse processo. "O sucesso só vai chegar na porta de vocês se vocês conseguirem extrapolar seus limites", acrescentou o dirigente. 

Em complemento ao discurso sobre a conquista de objetivos, o economista Bruno Pimentel, da Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio do Estado de Alagoas, discutiu a importância do planejamento para alcançar resultados. O profissional explicou como funciona o planejamento governamental e a dinâmica de um dos seus principais instrumentos, o Plano Plurianual (PPA) participativo.

No processo de formulação do PPA, a sociedade pode opinar a respeito dos rumos que a administração pública deve tomar e contribuir na definição dos objetivos, programas e metas de governo para o período de 4 anos. Nesse ponto, entra a atuação de um grupo de estudantes de Informática do Ifal Rio Largo. Eles estão propondo uma ferramenta online, no formato de rede social, para integrar as pessoas a essa demanda de construção coletiva.

A plataforma recebeu elogios e foi apresentada aos novos alunos como exemplo de que a tecnologia deve, nas palavras do palestrante, oferecer soluções para os problemas da comunidade. 


registrado em: ,