Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do Ifal participarão de Conferência Internacional em Engenharia Civil

publicado: 08/02/2017 17h54, última modificação: 08/02/2017 17h54

Ascom Conif

Sete estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, foram selecionados para participar da 7ª Conferência Internacional Anual de Engenharia Civil em Atenas, na Grécia, de 15 a 19 de junho. Organizada pela associação Athenas Institute for Education and Research (ATINER, na sigla em inglês), o congresso reunirá estudantes e pesquisadores para a troca de boas práticas e desenvolvimento de projetos.

“O estudo de viabilidade do uso da cinza da casca de arroz para fabricação de blocos vazados”, de José Diogo Barbosa e Manuel Filipe; a “Análise do comportamento da borracha de pneus inservíveis na fabricação de pisos”, de Thannys Nascimento e João Marcos Ferreira; a “Ecobricks – estudo do uso da cinza do bagaço de cana para a fabricação de blocos ecológicos”, de Samantha Mendonça e Thayse Tenório, e a “Reutilização de resíduo de gesso na fabricação de painéis de revestimento decorativo 3D”, de Eliedson Rafael de Carvalho e Lucas Willian Aguiar Mattias”, foram os artigos selecionados dos alunos de Engenharia Civil do Ifal. Os trabalhos serão apresentados de forma oral, em língua inglesa, com duração de 30 minutos.

Sobre o reaproveitamento de gesso, o orientador Jesimiel Pinheiro Cavalcante observa que a pesquisa demonstra o potencial intelectual dos estudantes na elaboração de produtos e serviços que atendam à sociedade, além de incentivar a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico. “O gesso é um dos piores resíduos da construção civil e o projeto visa o seu reuso em painéis decorativos”. Participante da pesquisa, o aluno Lucas Willian Aguiar Mattias percebe a conferência como uma ótima oportunidade para conhecer outras tecnologias na área. “Também vamos ter o feedback de vários pesquisadores sobre o nosso trabalho, além do contato com culturas diferentes, proporcionando nosso crescimento pessoal”.

A professora e orientadora de “O estudo de viabilidade do uso da cinza da casca de arroz para fabricação de blocos vazados”, Sheyla Marques, enfatiza que os tijolos produzidos com as cinzas e o bagaço da cana-de-açúcar apresentaram excelentes resultados, especialmente em resistência e compressão. “São três vezes mais resistentes do que a norma de referência estabelece”, afirmou.

ATINER – A associação independente atua como um fórum, promovendo eventos internacionais em diversas áreas acadêmicas e de pesquisa de todo o mundo.

registrado em: