Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do Campus Palmeira dos Índios projetam casas de até R$ 7.500,00

Estudantes do Campus Palmeira dos Índios projetam casas de até R$ 7.500,00

publicado: 08/03/2017 12h05, última modificação: 08/03/2017 13h13

Nesta quarta-feira, 8, teve início a segunda fase do concurso Casa Solidária, realizado numa parceria entre o Campus Palmeira dos Índios, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e a Alcance Foundation. Nesta etapa foram escolhidos três equipes, que deverão realizar uma planta com especificações técnicas, indicando todos os revestimentos e materiais construtivos a serem utilizados e projetos complementares: elétrico e hidrossanitário, na construção de casas para a comunidade de Poço da Areia, distrito de Pariconha. O desafio maior é que o orçamento da construção não pode passar de R$ 7.500,00.

O concurso visa estimular a participação dos alunos daquele campus na construção de casas de baixo custo, no município de Pariconhas, com propostas que apresentem soluções criativas e inovadoras para as habitações. Na última sexta-feira, 3, as 12 equipes participantes do concurso fizeram uma visita à comunidade de Poço da Areia, para conhecer as atividades já desenvolvidas pela Alcance.

Sheyla Marques, coordenadora do curso de Engenharia Civil, relata que as habitações devem ser construídas com tijolos inicialmente produzidos no próprio campus. "Eles foram desenvolvidos durante a pesquisa realizada no campus Palmeira dos Índios, sob minha orientação e será produzido com o solo da região e em regime de mutirão, o que reduz o custo, mantendo a resistência final. Será ofertado um curso de capacitação para os moradores da região,  aprovado no edital de Extensão na modalidade Propeq, intitulado Projeto construir – tijolos ecológicos - construção, inovação e sustentabilidade".

Os alunos ainda se prontificaram em montar um projeto de abastecimento de água, usando as partes altas da comunidade para construir um reservatório e, por gravidade, abastecer todas as casas da comunidade com água potável encanada. Ele deverá ser avaliado pela câmara do município de Pariconha, antes de ser implementado. Além disso, a comunidade também deve ganhar uma nova praça, a ser financiada pela Alcance. A associação também pagará o prêmio de $ 1 mil dólares à equipe vencedora do concurso.

O resultado do consurso será na próxima segunda-feira, 13, e a previsão é que as obras iniciem em abril e as primeiras casas sejam entregues no terceiro trimestre de 2017. De acordo com Sheyla, há intenção de expansão do projeto para outros municípios do agreste alagoano, como Estrela de Alagoas e Palmeira dos Índios, mas isso dependerá das colaborações que os parceiros conseguirem angariar, já que a associação não tem fins lucrativos e depende de novas parcerias.

Para fazer doações e colaborar com o Projeto Casa Solidária, acesse a página da associação.

registrado em: