Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes com ideias inovadoras e especialistas em aceleração de negócios se reúnem no 1º AVANT IF
conteúdo

Notícias

Estudantes com ideias inovadoras e especialistas em aceleração de negócios se reúnem no 1º AVANT IF

por Roberta Rocha publicado: 27/05/2017 08h59, última modificação: 30/05/2017 14h03
Exibir carrossel de imagens Placa "Eu quero sua ideia", segurada pelos mentores, aponta o potencial da proposta apresentada

Placa "Eu quero sua ideia", segurada pelos mentores, aponta o potencial da proposta apresentada

Começou na noite dessa sexta-feira, 26, no Campus Santana do Ipanema, o maior evento de empreendedorismo promovido pelo Instituto Federal de Alagoas – Ifal. O AVANT IF reuniu, em sua abertura, dirigentes institucionais, autoridades municipais, 23 equipes pré-selecionadas com ideias consideradas inovadoras e mentores de negócios de todo o país, responsáveis por ajudar a aprimorar os projetos dos grupos classificados.

Pró-reitor Carlos Henrique Almeida reconhece os impactos positivos e o alcance do eventoO pró-reitor de Pesquisa e Inovação do Ifal, Carlos Henrique Almeida aproveitou a ocasião para falar da importância da iniciativa. “Quando o aluno é motivado, quando ele é desafiado, a tendência é que ele se fixe na instituição”, afirmou. O resultado disso, de acordo com o gestor, é um instituto mais produtivo. “O cenário atual é de índices altos de desemprego mesmo entre jovens com cursos profissionalizantes. Então esse tipo de competição vai fertilizar na mente de vocês possibilidades outras”, discursou, para os estudantes.

O diretor-geral do Ifal Santana do Ipanema, Gilberto Gouveia Neto, comentou a satisfação em sediar a primeira edição do AVANT IF. “O sertão demonstrou uma força e união muito grande na realização desse evento. Sintam-se em casa”, disse, em meios aos agradecimentos à comissão organizadora e aos patrocinadores.

"The voice pitch" junta ideias inovadores a mentores com afinidades com a proposta apresentada No primeiro dia de atividades, já ficou claro o formato descontraído e inovador da disputa. Para dividir os times, os estudantes participaram do The Voice Pitch, brincadeira inspirada no famoso programa de auditório onde alguns jurados ouvem a apresentação dos candidatos, sentados de costas para eles, e viram a cadeira em caso de aprovação.

Representantes de todas as equipes tiveram 60 segundos para defender a ideia inovadora do grupo, separados nas modalidades tecnológica e tradicional. Os mentores viravam as cadeiras à medida que consideravam a apresentação atrativa. O competidor escolhia, entre as duplas de profissionais que manifestaram interesse, aquela com a qual sua equipe deve atuar durante o AVANT IF.

Formados os times, o mentor Wagner Lúcio explicou ao público o modelo de negócio Canvas, instrumento norteador, segundo ele, na transformação de ideias em negócios. “Tem muita empresa lá fora quebrando porque não teve a oportunidade de treinar isso aqui”, apontou, ao tratar da necessidade de mapear previamente clientes, canais, recursos, custos, receita, atividades, parceiros e proposta de valor do negócio a ser implementado.

A programação da estreia encerrou com a reunião entre os especialistas e as respectivas equipes sob seus comandos, onde foram feitas dinâmicas de grupo, discutidos os temas abordados até então e iniciada a elaboração dos modelos Canvas. Os grupos ficaram alojados no próprio campus. A imersão segue até domingo, 28.

Dinâmica integra equipes no primeiro dia de atividades

Sobre o evento

O AVANT IF é uma competição de ideias inovadoras direcionada a alunos, servidores e egressos do Ifal e foi idealizada pelo Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT da instituição. O objetivo é promover atividades de estímulo à cultura do empreendedorismo e da inovação, com premiação de modelos de negócios viáveis e sustentáveis, de potencial mercadológico.

Nesta primeira edição, 109 equipes se inscreveram. Desse total, 23 foram selecionadas para a etapa presencial do desafio, a realizar-se na unidade de ensino do sertão alagoano. 

registrado em: ,