Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Empresários e gestores avaliam propostas de negócios de equipes do Ifal

Empresários e gestores avaliam propostas de negócios de equipes do Ifal

por Roberta Rocha publicado: 29/05/2017 08h21, última modificação: 29/05/2017 08h54
Exibir carrossel de imagens Modelo de cadeira ergonômica e sustentável é apresentado aos jurados

Modelo de cadeira ergonômica e sustentável é apresentado aos jurados

Professores universitários, gestores públicos e empresários da região sertaneja fizeram parte das bancas avaliadoras das propostas de negócios apresentadas pelas equipes participantes do 1º AVANT IF, competição de ideias inovadoras do Instituto Federal de Alagoas - Ifal, realizada de 26 a 28 de maio, no Campus Santana do Ipanema.

Os jurados levaram em conta critérios como mérito e originalidade, relevância no cenário científico e tecnológico, melhoria da qualidade de vida da sociedade, solução de problema do cotidiano, escalabilidade, objetividade e qualidade da exposição dos competidores para eleger as iniciativas campeãs da disputa.

De acordo com o empresário do ramo de material de construção César Barros, as exibições superaram as expectativas. "Eu pensava que era coisa de menino, mas o que vi aqui nesse evento foram soluções pertinentes para resolver problemas concretos. São propostas que irão conseguir financiamento com facilidade", declarou.

Equipe defende a sustentabilidade da palma forrageira e oferece receita para degustaçãoEntre as ideias classificadas na modalidade tradicional, tiveram destaque a da cadeira ergonômica sustentável, projetada a partir do reaproveitamento de pneus descartados, ao custo de R$28,00; e do bolinho sertanejo, quitute feito com a utilização da palma forrageira, espécie vegetal muito comum no semiárido nordestino.

Outras propostas trouxeram modelos de biodigestores para serem apreciados pela banca. Uma delas foi a B-Power, cujo equipamento de baixo custo forneceria condições para decompor a matéria orgânica oriunda das fezes de animais, produzindo biogás e biofertilizante. A outra veio da Biosertão, com um modelo de negócio que permitiria a utilização do esterco bovino das propriedades rurais que adquirissem o maquinário abaixo do preço de mercado, para fabricação e venda de biofertilizantes produzidos a partir da substância cedida.

Reuso da água

Sistemas de reaproveitamento de água também estiveram em foco nas apresentações do último dia do AVANT IF. O primeiro método contemplava a captação de esgoto de pequenos e médios produtores, o tratamento biológico, de radiação e pré-aquecimento desse material, para posterior uso da água residual em fins agrícolas.

Estudantes apresentam sistema híbrido intitulado AquaponiaO segundo procedimento criado por alunos do Ifal integraria produção de peixes e hidroponia, uma técnica de cultivo suspenso de plantas, sem uso do solo. Nesse esquema, os dejetos vindos do criatório de peixes serviria para nutrir hortaliças. A água bombeada desde o criatório passaria por um filtro biológico, seria direcionada ao complexo higropônico e voltaria para a caixa de irrigação, completando um ciclo de 24 horas.

Sustentabilidade

As inovações oferecidas pelos projetos da modalidade tradicional abrangeram ainda a sustentabilidade energética e da produção agrícola, a exemplo do protótipo de placa solar portátil desenvolvido por uma equipe, direcionado a captar energia para iluminação ou irrigação de propriedades rurais.

Da mesma forma, chamou a atenção dos avaliadores o caso da Capacita, proposta de empresa especializada em soluções para otimizar a vida de pequenos produtores. A consultoria estaria centrada em evitar o desperdício pós-plantio, dando alternativas de geração de renda para os excedentes da produção. O diferencial, segundo o grupo idealizador, seria a metodologia adaptada para dar acompanhamento e suporte diante das especificidades de cada região.

Sobre o evento

O AVANT IF foi idealizado pelo Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT do Ifal, com o objetivo de promover atividades de estímulo à cultura do empreendedorismo e da inovação. Os dois negócios considerados mais viáveis, sustentáveis e de potencial mercadológico serão premiados com uma viagem a São Paulo, para imersão, durante uma semana, em um espaço de aceleração de negócios.

registrado em: ,