Você está aqui: Página Inicial > Notícias > DTI esclarece sobre oscilação da internet no Ifal
conteúdo

Notícias

DTI esclarece sobre oscilação da internet no Ifal

publicado: 04/05/2017 16h30, última modificação: 04/05/2017 16h57

Desde a tarde desta terça-feira (03), os servidores web do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) vêm sofrendo ataques cibernéticos conhecidos como Ataque de Negação de Serviço ou DDoS Atack, do inglês Distributed Denial-of-Service. 

Este tipo de ataque busca exceder os limites computacionais de um servidor. No nosso caso, foi utilizada uma técnica conhecida como ataques por inundação, que se caracteriza por enviar um grande volume de tráfego ao sistema da vítima de modo a congestionar a sua banda.

Em consequência deste ataque, os sistemas institucionais como: SIPAC, SIGRH, SIGAA, Portal Institucional entre outros ficaram indisponíveis para todos os seus usuários.

A equipe da empresa Aloo Telecom, que prover o serviço de link de internet para o Ifal, em parceria com a equipe da Coordenação de Operação de Rede da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), reestabeleceu parcialmente os serviços.

Mesmo assim, alguns serviços ainda estão indisponíveis até resolução definitiva do problema, são eles: Amx, Sistema de Avaliação, Biblioteca virtual, Dados abertos, Portais Institucionais, Sirem, Eleições e Geplanes.

Contamos com a compreensão de todos e me coloco a disposição para maiores esclarecimentos.

Fernando Antonio Corado Carneiro

Diretor de Tecnologia e Informação do Ifal

registrado em: , ,