Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Docentes do Ifal ofertam curso gratuito de metodologias ativas de ensino nos campi Maceió e Marechal

por Roberta Rocha publicado: 10/10/2016 23h24, última modificação: 10/10/2016 23h39

Estão abertas, até 18 de outubro, as inscrições para o Curso de Formação em Metodologias Ativas de Ensino, a ser ofertado pelos professores Marcelo Assis e Victor Sgarbi, nos campi Maceió e Marechal Deodoro do Instituto Federal de Alagoas – Ifal. O curso é gratuito, direcionado a docentes de quaisquer áreas de atuação no instituto, com vagas para 25 participantes em cada turma.

Para se inscrever, os interessados devem preencher e enviar o formulário do CAMPUS MACEIÓ ou do CAMPUS MARECHAL DEODORO, de acordo com a unidade de ensino onde deseja frequentar os encontros. Ao ultrapassar o limite de inscrições, os candidatos serão direcionados para o cadastro de reserva.

A capacitação tem formato semipresencial e carga horária de 60 horas, sendo 36 dessas dedicadas a atividades a distância. As discussões enfocarão o uso do ensino à distância como suporte ao ensino presencial,  a confecção e uso de vídeos para incentivo à metodologia de sala de aula invertida, mapas mentais e conceituais como suporte ao estudo do aluno, metodologias para preparação e dinamização de apresentações, ambientes de aprendizagem ativa, além de diversas ferramentas que dão suporte aos métodos citados.

A iniciativa é fruto da imersão de Marcelo Assis e Victor Sgarbi na Finlândia, por meio do programa Professores para o futuro, ocorrido de abril a junho de 2016. Durante o intercâmbio, 46 professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica conheceram o modelo educacional finlandês, participaram de um curso de formação para docentes da área técnica e de discussões sobre ensino, tiveram acesso a diversas metodologias e didáticas aplicadas no país, realizaram visitas técnicas a escolas de ensino médio regular e integral, universidades e empresas.

Como forma de contribuir com a Rede Federal, os intercambistas estão ofertando diversos cursos, debates e oficinas em todo o Brasil. Em Alagoas, a capacitação foi formatada em parceria com docentes dos Institutos Federais de Brasília e do Paraná, onde duas turmas também estão sendo disponibilizadas.

"Uma das grandes premissas do modelo finlandês de educação é o ensino centrado no aluno. Isso faz com que a prática em sala de aula seja repensada e metodologias ativas de ensino sejam adotadas, de forma que o aluno deixa de exercer apenas um papel passivo de ouvinte e passa a representar ainda mais importante função no processo de ensino-aprendizagem", explica Victor Sgarbi.

Confira o cronograma de encontros presenciais do curso:

Campus MaceióCampus Marechal Deodoro

Professor Responsável: Marcelo Assis

Inscrição: Inscrição Maceió

Datas dos encontros presenciais:

• 19/10 (quarta-feira) – 14h às 18h

• 26/10 (quarta-feira) – 14h às 18h

• 02/11 (quarta-feira) – 14h às 18h

• 16/11 (quarta-feira) – 8h às 12h e

às 13h30 às 17h30

• 19/11 (sábado) – 09h às 13h

Professor Responsável:Victor Sgarbi