Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Docentes do Ifal apresentam pesquisas na área alimentar em evento no Ceará

Docentes do Ifal apresentam pesquisas na área alimentar em evento no Ceará

por Roberta Rocha publicado: 27/09/2016 16h57, última modificação: 27/09/2016 16h57
Exibir carrossel de imagens Professor Rodrigo Leite teve sua participação no evento custeada pelo Ifal

Professor Rodrigo Leite teve sua participação no evento custeada pelo Ifal

De 21 a 23 de setembro, na cidade de Fortaleza (CE), estudantes e pesquisadores estiveram reunidos no  2º Congresso Internacional de Gastronomia e Ciência dos Alimentos. O Instituto Federal de Alagoas - Ifal teve representantes no evento, cujo objetivo é facilitar a divulgação do conhecimento sobre matérias-primas existentes no país, alimentos nativos e típicos, diferentes aplicações de insumos, além de investigar a tecnologia tradicional e novos métodos de preparo culinário.

O professor Rodrigo Leite, do Campus Piranhas, apresentou, na ocasião, três trabalhos em sua área de atuação. Um deles trouxe os resultados da análise microbiológica da água utilizada por alunos e funcionários nas dependências de uma faculdade na cidade de Quixeramobim (CE). Após a coleta em diferentes pontos do local, ele identificou que 66,67% das amostras estavam insatisfatórias para o consumo humano. "A instituição agora precisar adotar medidas de tratamento alternativo da água para a instituição a fim de evitar doenças", esclareceu.

O pesquisador também expôs seu projeto sobre a caracterização química, física e físico-química de polpas de pitaya, fruta escamosa fonte de vitamina A, onde analisou parâmetros como açúcares, teor de água, cinzas e acidez total. "Ainda são escassos os estudos que abordam a caracterização dessa fruta", apontou.

Outra iniciativa apresentada por ele tratou da caracterização físico-química de biscoito com farinha de feijão de corda e soro de leite, um subproduto da indústria de laticínios. "Esse soro é uma excelente fonte de proteína. Já a substituição de parte da farinha de trigo por farinha de feijão garantiu a diminuição do teor de carboidratos. A receita ficou enriquecida nutricionalmente, com bons níveis de cálcio e magnésio", concluiu.

Tanto o trabalho da caracterização do biscoito quanto da análise microbiológica da água foram desenvolvidos e publicados com a colaboração de profissionais do Instituto Federal do Ceará e da Faculdade de Tecnologia do Sertão Central, a professora Rafella Freitas e as técnicas de laboratório Elisângela Reis e Francilda Guimarães. Em 2016, um dos trabalhos fruto dessa parceria conquistou premiação na área de Gestão Ambiental dos Resíduos Agroindustriais do Encontro Nacional da Agroindústria. Trata-se da aceitação sensorial de sorvetes elaborados com soro lácteo e saborizados com xarope extraído da casca do abacaxi.

Do Ifal Batalha para Fortaleza

A docente Danielle Martins Lemos, do Campus Batalha, apresentou no mesmo congresso seus estudos de avaliação físico-química dos blends das polpas de manga da variedade 'Tommy Atkins' e laranja tangor 'Ortanique', um híbrido natural entre laranja e tangerina.

Blends, conforme ela explica, são misturas de sucos ou néctares elaborados com a finalidade de melhorar as características nutricionais e sensoriais dos componentes consumidos isoladamente. "No caso pesquisado, os resultados obtidos irão auxiliar na determinação do tempo de vida útil dos blends e, consequentemente, na segurança alimentar", afirmou. O referido trabalho foi executado em cooperação com o Instituto Federal do Amapá.

registrado em: ,