Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dirigentes do Ifal conhecem redes de pesquisa e inovação da Universidade de Turku, na Finlândia

Geral

por Gerônimo Vicente publicado: 24/09/2015 14h32, última modificação: 01/10/2015 11h55
Exibir carrossel de imagens Reitor da Universidade de Turku, Vesa Taatila recepciona o reitor Sérgio Teixeira, o pró-reitor Luiz Henrique Lemos e a coordenadora de relações Internacionais Magda Zanotto.

No terceiro dia de visita à Finlândia, país localizado no norte do continente europeu, os dirigentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Sérgio Teixeira (reitor), Luiz Henrique Lemos (pró-reitor de Ensino) e Magda Zanotto (coordenadora de Relações Internacionais) visitaram,  na manhã desta quinta-feira (24),  a Universidade de Turku, na cidade com o mesmo nome que possui 180 mil habitantes e é a mais antiga do país, fundada no século 13. Eles integram uma missão internacional composta por reitores e dirigentes de dez institutos federais.

Nessa universidade,  foi apresentada, às 10h (horário local),  a Rede Loura do Litoral d’Oeste que coopera com o estado de Pernambuco na área marítima e offshore. No final da manhã, os dirigentes do Ifal participaram da apresentação da Rede Fino-Brasileira de Excelência em Biomassa e Energia Renovável,  sob a coordenação do  professor da Universidade de São Paulo, Cláudio Oller Nascimento e Pedro Fardim (brasileiro radicado na Finlândia), da universidade finlandesa Abo Academi .

No período da tarde, a comitiva brasileira conheceu o Innopeda - uma pedagogia inovadora de abordagem específica que visa reforçar a inovação, competências interpessoais dos estudantes com enriquecimento do ensino e da aprendizagem.

Finalizando a visita na cidade finlandesa, os dirigentes do Ifal participaram, ainda na Universidade de Turku, de uma mesa-redonda fino-brasileira com temáticas sobre Saúde e Bem-estar, Tecnologia e Meio Ambiente, Negócios e Empreendedorismo, Gestão de Instituição de ensino, Internacionalização e Desenvolvimento Local.

Todos os componentes da missão internacional foram recebidos pelo reitor da Universidade de Torna, Vesa Taatila. A comitiva retornou  nesta quinta-feira (24) para a capital Helsinque,  onde, nesta sexta-feira (25), visita outros centro universitários, antes de voltar para o Brasil. O secretário de Educação Profissional Tecnológica, Marcelo Feres também integra o grupo de visitantes.

Antes de visitar as universidades da Finlândia,  os representantes dos institutos federais estiveram na cidade de Porto, onde conheceram atividades de ensino, pesquisa e extensão do Instituto Politécnico  da cidade portuguesa.

registrado em: