Você está aqui: Página Inicial > Notícias > De forma voluntária, docentes do Ifal Maragogi capacitam professores de matemática do ensino médio

publicado: 02/02/2016 16h00, última modificação: 02/02/2016 16h03

Na última sexta-feira (29), foram encerradas as atividades do Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM) no Campus Maragogi do Instituto Federal de Alagoas - Ifal, uma ação anual de treinamento de professores de matemática com aprofundamento em conteúdos do ensino médio e fortalecimento de políticas metodológico-pedagógicas no âmbito do ensino da matemática.

Durante os cinco dias de duração do programa, o docente Mateus Queiroz e o coordenador do projeto, Teófilo Viturino, ofereceram capacitação gratuita a outros 22 professores de cidades da região norte de Alagoas e do sul de PernambucoA programação contemplou aulas expositivas, videoconferências, trabalhos em grupo e sessões de estudo dirigido com enfoque na resolução de questões.

Com sete anos de experiência profissional, o professor da rede pública do município de Catende (PE), João Luiz de França Neto, garante que a participação no projeto vai gerar impacto positivo sobre sua atuação em sala de aula. "Foi a primeira vez que vim a um treinamento desses, já por indicação de colegas de profissão que gostaram e divulgaram. Pude tirar dúvidas, ver exemplos de como contextualizar os assuntos, da aplicação dos conteúdos no cotidiano do alunado. É um aprendizado que vou colocar em prática e vai fazer a diferença", afirmou.

O PAPMEM é iniciativa do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e, nesta quinta edição, em virtude do contingenciamento de verbas imposto pelo órgão, ocorreu graças ao trabalho voluntário dos formadores. "Recebemos o apoio irrestrito do campus e contamos com a parceria do Hotel Praia Dourada que cedeu o espaço para a realização de algumas práticas. Os participantes também não receberam ajuda de custo, diferente dos anos anteriores, mas ainda assim compareceram e contribuíram para o sucesso do evento", encerrou Mateus Queiroz.

registrado em: