Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Corrida de rua encerra evento de promoção da saúde no Ifal Rio Largo
conteúdo

Notícias

Corrida de rua encerra evento de promoção da saúde no Ifal Rio Largo

Atividade reuniu cerca de 150 participantes, entre membros da comunidade externa e da escolar

por Roberta Rocha publicado: 30/05/2016 10h15, última modificação: 31/05/2016 10h25

Dia festivo e de ação social no Campus Rio Largo do Instituto Federal de Alagoas - Ifal, na última quarta-feira, 25. Por meio do projeto "Saúde na escola", uma iniciativa inédita na unidade de ensino, servidores, alunos e moradores de regiões próximas à sede do instituto em Rio Largo, tiveram acesso gratuito a palestras, serviços odontológicos, aplicação terapêutica de harmonização do corpo e exames preventivos. A série de atividades encerrou com uma corrida de rua de 4 km, na área do Aeroporto Zumbi dos Palmares, onde cerca de 150 participantes, entre eles, uma tropa da Aeronáutica em Alagoas, competiram em clima de integração.

A iniciativa, coordenada pelo diretor-geral do campus, Édel Pontes, teve o apoio da Prefeitura de Rio Largo, do Lions Clube Edmilson Pontes, da Força Aérea Brasileira, de empresas parceiras e do Sesi, que levou seu veículo de atendimento odontológico móvel. No espaço, duas profissionais do ramo fizeram demonstração de higiene bucal, aplicação de flúor e distribuição de 70 kits de escovação. "O objetivo é trazer a comunidade para dentro da escola, além de priorizar a saúde, que é uma necessidade básica", explicou Édel Pontes, enquanto a população era atendida. 

Programação diversificada

Adolescentes e autoridades municipais chegaram cedo ao Ifal Rio Largo para prestigiar a abertura do "Saúde na escola" com o hasteamento da bandeira do Brasil. A programação contemplou ainda palestra sobre distúrbios alimentares e primeiros socorros, proferida pelo professor Alexsandro de Melo, aplicações de Jin Shin Jyutsu, uma terapia oriental de cura pelo toque das mãos, conduzida pelos especialistas Silas Machado e Silvana Machado, e palestra da nutricionista Rita de Cássia Gomes, acerca de alimentação e saúde.

Durante todo o dia, a acadêmica de Enfermagem, Crislândia de Lima Lopes, realizou testes de glicemia, aferição de pressão arterial e deu recomendações de como evitar doenças como diabetes e hipertensão. A aluna do campus Rio Largo, Carolaine Inocêncio, de 17 anos, nunca tinha feito nenhum dos dois exames preventivos oferecidos na ocasião e reconheceu a importância da ação. "Só agora tive a chance de verificar essas taxas. Fico mais tranquila sabendo que está tudo em ordem", disse.

Disputa na pista

Com cerca de 150 inscritos, a corrida "Saúde na escola" reuniu amadores e profissionais do esporte e consagrou vencedor o atleta Cristiano Gregório, que concluiu o circuito de 4 km em 15'41'', seguido por José Leite da Silva, em 2º lugar, e Aneilton Rodrigues, 3º colocado. Eles foram premiados com troféus e todos os demais concluintes do percurso ganharam medalha de participação.

A concentração na entrada do Campus Rio Largo, à espera do início da prova, começou às 15h30. O comandante da Aeronáutica em Alagoas, Paulo Amaral, compareceu com um grupamento de 25 militares. "Somos parceiros do Ifal. Temos atividades conjuntas na área de ensino e na área social, por isso, trouxe oficiais e graduados aqui para corrermos em tropa, como forma de prestigiar o evento", afirmou o comandante. 

A expectativa também estava grande entre os moradores das redondezas da unidade de ensino. Como para os amigos Valmir Bernardo e Jedson Araújo, que se motivaram a competir, segundo eles, pelo prazer de praticar esportes. Filho de um esportista, Jedson revelou o desejo de se profissionalizar e seguir os mesmos passos do pai. "É  primeira corrida que participo, mas já tenho isso em mente. Esporte é vida!", declarou o rapaz. 

Para o ultramaratonista Sebastião Júnior, primeiro servidor do Ifal a concluir o percurso e 5º no ranking geral, a corrida foi bem organizada e teve como diferencial o horário da largada. "Gostei da ideia de ser no final de tarde, é um clima agradável, sem aquele calor sufocante. Ponto positivo", avaliou.

Novas edições

Ao final do dia de atividades, o diretor Édel Pontes avaliou de forma positiva a realização do "Saúde na escola". "A participação das pessoas foi satisfatória. Alcançamos o que nós esperávamos: conseguimos agregar diversos segmentos e aproximar a comunidade do entorno ao instituto", ressaltou. "É o primeiro de outros que virão".

Membros da comissão organizadora do projeto, formada por 13 alunos e 5 servidores, relataram a sensação de missão cumprida e concordaram com a projeção. A intenção, de acordo com o diretor-geral, é realizar outras edições no Ifal Rio Largo, mas também levar a proposta às demais unidades do instituto, de forma que o projeto seja institucionalizado.  "Que essa ação sirva de inspiração para outros campi", concluiu Édel.

registrado em: ,