Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Coral “Por em Canto” emociona público na Bienal do Livro de Alagoas

Coral “Por em Canto” emociona público na Bienal do Livro de Alagoas

Grupo do Ifal de Marechal Deodoro cantou repertório que fala de amor e campo
publicado: 24/11/2015 16h24, última modificação: 25/11/2015 12h00

Acássia Deliê - jornalista Ifal Marechal Deodoro

Quem visitou a Bienal do Livro de Alagoas nesta segunda-feira (23) se emocionou com a apresentação do coral “Por em Canto”, projeto do Ifal de Marechal Deodoro. Com um repertório de 12 músicas que falam de amor e do campo, o grupo encantou pessoas como a professora Sandra Rocha, que mora em Maceió e fez questão de filmar a apresentação.

Eu tenho que mostrar esse vídeo para meu sobrinho, que mora no Rio Grande do Sul e não conhece a nossa cultura. Estou encantada com o brilho desse coral”, disse a professora.

O Por em Canto é um projeto de extensão do Ifal de Marechal Deodoro, formado por alunos da instituição e jovens moradores da comunidade. Uma delas é Júlia Cavalcante, que tem 13 anos e encontrou no coral uma forma de se expressar.

Faz três anos que participo do coral, estou sempre nos ensaios três vezes por semana. Aqui é minha família, é uma parte importante da minha vida”, conta a jovem, que estuda na rede pública de Marechal Deodoro.

Integrante mais recente, Edilson Gomes entrou para o coral há 5 meses e também pretende crescer junto com o grupo. “Eu vi uma apresentação do coral e me encantei, quis participar porque gosto de música e aqui encontrei uma forma de criar novos arranjos para músicas já conhecidas”, diz o estudante de 18 anos, que faz o curso técnico de Guia de Turismo no Ifal.

O coral se apresenta em média duas vezes por mês, em eventos organizados pela comunidade e grandes eventos como o XVI Nordeste Cantat, a Flimar e agora a Bienal Internacional do Livro de Alagoas.

De acordo com o regente, professor Leonardo Arecippo, o coral traz disciplina, autoestima e sensibilidade musical aos jovens participantes. “Temos também elementos novos em relação a outros grupos de Marechal Deodoro, como a presença de cantores e os arranjos exclusivos para a nova formação instrumental acompanhando vozes”, explica Arecippo, que é responsável pela preparação vocal, arranjos e instrumentação de todas as músicas.

Assista à apresentação do coral na Bienal do Livro

registrado em: