Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertura do Connepi 2015 reúne alunos e servidores do Ifal

Abertura do Connepi 2015 reúne alunos e servidores do Ifal

Solenidade de abertura teve também discurso do pró-reitor de Pesquisa e Inovação do Ifal

publicado: 01/12/2015 04h20, última modificação: 03/12/2015 17h34

A décima edição do Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi) começou na noite dessa segunda-feira (30), no Centro de Eventos Confort, em Rio Branco/AC, com o tema Inovação e Empreendedorismo. A abertura oficial do evento reuniu centenas de alunos e servidores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica para assistir à palestra do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a revolução do ensino técnico e tecnológico no Brasil.

Lula defendeu a educação como instrumento capaz de gerar igualdade de oportunidades. "É no banco da escola que a gente garante que todos podem crescer. O investimento em conhecimento dá retorno", afirmou. O ícone do sindicalismo metalúrgico lembrou da sua trajetória desde a atuação como operário no ABC paulista até alcançar a Presidência da República e contou a diferença que um curso profissionalizante fez em sua vida. "A herança que minha mãe queria deixar para mim não era uma casa ou um carro, era uma profissão. E foi graças a isso que fui o primeiro, entre oito filhos, a ter uma casa, a ter um carro", disse.

Para o ex-presidente, a juventude deve agir com determinação. "Vocês devem acreditar em vocês; assumir o papel que vocês têm, sobretudo, na política". Já aos professores, Lula pediu para "além de cuidar da aula, cuidar da alma" do alunado.

A palestra do político encerrou a solenidade de inauguração do Connepi 2015, que contou ainda com apresentação cultural de grupo indígena e discurso de autoridades.

De acordo com a reitora do Instituto Federal do Acre - Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, o foco do evento, além de difundir as produções da Rede Federal, é promover troca de saberes entre jovens talentos das áreas de pesquisa e inovação. "Estamos em um região que detém a maior área da biodiversidade do planeta e precisa de pesquisadores preparados para lidar com esse cenário", detalhou a gestora, ao comemorar a entrada do Acre no circuito dos grandes eventos científicos.

Em seu pronunciamento, o governador do Estado, Tião Viana, falou das oportunidades de mudança de vida que o ensino técnico tem propiciado, até nas comunidades acreanas mais remotas. Segundo o  titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Feres, é essa a missão dos institutos federais: "dar a capacidade de sonhar".

Ifal no Connepi

Ao evento, o Instituto Federal de Alagoas – Ifal, através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, enviou servidores e estudantes de diferentes campi, com trabalhos aprovados para apresentações orais e exposições em pôsteres.

Na abertura do 10 º Connepi, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação do Ifal e um dos coordenadores do Fórum Norte Nordeste de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Henrique Almeida, recebeu aplausos da plateia por ter enumerado, em seu discurso, iniciativas inovadoras desenvolvidas no instituto, a exemplo dos aplicativos Doe+ e ABC Autismo. "A nossa pesquisa tem aplicação, muda vidas. Somos um instituto que se aproxima das pessoas, do setor produtivo, da sociedade", esclareceu.

O pró-reitor foi enfático ao declarar que a implantação dos institutos federais, realizada no governo do ex-presidente Lula, revolucionou o país por ter dado a devida importância às potencialidades do ensino técnico e e ao seu alcance no cenário do desenvolvimento regional.

Sobre o Connepi

O Connepi é um evento anual, promovido pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e pela Setec, com o objetivo de congregar a comunidade acadêmica e socializar a produção científica da Rede Federal. A programação da edição 2015 segue até quinta-feira (3), com palestras, minicursos, mostra de vídeos, mesa redonda e apresentações de trabalhos orais e em pôsteres.

registrado em: