Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conac: Sustentabilidade, arte e educação são temas em destaque na V Mostra de Extensão

publicado: 19/08/2016 21h56, última modificação: 19/08/2016 22h13
Exibir carrossel de imagens Alunos de Coruripe apresentam ações do projeto ArtIfal

Alunos de Coruripe apresentam ações do projeto ArtIfal

O último dia do Congresso Acadêmico do Ifal – CONAC, evento que integra ensino, pesquisa e extensão de todos os campi do Instituto, foi marcado pela apresentação de oitenta e cinco trabalhos que movimentaram a V Mostra de Extensão. Foram projetos, programas e cursos que estimularam o debate, a reflexão e a troca de conhecimentos sobre variados temas como metodologias de ensino, sustentabilidade, arte e cultura, educação ambiental, saúde e novas tecnologias.

Projetos como o “Cartografia Escolar”, de alunos do campus Coruripe orientados pelo professor Leopoldo Marcílio Gonçalves, mostram como novas formas de ensino, mais lúdicas e divertidas, podem atrair o interesse de estudantes de nove a onze anos pelo conhecimento em Geografia. O projeto estimula a utilização de mapas e jogos lúdicos para ensinar a crianças da rede pública conceitos como orientação espacial, direcionamento  e referências a partir de pontos cardeais.

Também abordando a temática ensino, o Ifal Maceió levou à Mostra de Extensão o “Projeto de Residência Pedagógica: Formação continuada de egressos dos cursos de licenciatura do Ifal”, sob orientação da professora Elaine dos Reis Soeira, que busca o aprimoramento e acompanhamento da formação docente para profissionais recém licenciados pelo Instituto. O curso é ministrado aos sábados no Campus Maceió.

O Ifal Murici também abordou o ensino, no projeto “Espanhol por uma análise contrastiva com o Português” , no qual as alunas Élida Correia e Aline dos Santos atuam como “professoras” de língua espanhola em aulas ministradas para cerca de cem alunos com idade entre 18 a 25 anos, da escola municipal Professor Loureiro, em Murici. O foco do projeto é preparar os alunos para a prova de Espanhol do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.

Outros projetos e ações extensionistas como “Ludicidade no Ensino da Matemática” (Murici), “Libras: Respeitando as diferenças e Edificando saberes” (Santana do Ipanema), “Proifal” (Coruripe), “Jogos Digitais como instrumento motivacional para aprendizagem em Matemática” (Coruripe) e “Superando os Desafios: Matemática e Língua Portuguesa ao nosso alcance” (Maceió) levaram ao Conac novas possibilidades de ensino e difusão de conhecimento. O incentivo à leitura e ao aprendizado de linguagem e literatura também foram abordados, em projetos como “Caminhos da Leitura: Um saber ao alcance de todos” (Santana do Ipanema), “A Magia da Leitura” (Murici) e “Meu mundo em versos: o uso da literatura de cordel no ensino de Língua Portuguesa” (Santana do Ipanema).

Extensão através da Arte

O projeto de Extensão ArtIfal, presente em vários campi do Ifal, é uma ação integradora que busca a interação entre alunos do Instituto e a comunidade por meio das artes. Alunos do Ifal Cioruripe, orientados pela professora Maria José Oliveira, apresentaram na Mostra de Extensão a realização de ações como confecção de artefatos em soldas, cineclube e difusão de poemas, dentro do ArtIfal.

Em Coruripe, a confecção de artesanato utilizando solda contribui também para a preservação do meio ambiente, pois a sucata recolhida em lixo e terrenos da cidade serve de matéria-prima para os artefatos confeccionados pelos alunos expostos para a comunidade. Já o cineclube é uma exibição de filmes nacionais em um “cinema a céu aberto” montado periodicamente no pontal de Coruripe e disponível para a população que deseja assistir a filmes especialmente com temática nordestina.

Estudantes do Campus Maceió apresentaram na mostra os cursos de “Musicalização através de flauta doce e instrumentos de sopro”, “Canto Coral/Coretfal” e “Técnica Vocal”, abordando a música como elemento educativo e transformador.

Educação Ambiental

A temática da sustentabilidade também esteve presente em diversos trabalhos apresentados durante a V Mostra de Extensão. Reciclagem e reuso de produtos químicos, agricultura e agroecologia, cultivo de plantas e reflorestamento foram temas frequentes em trabalhos que deram destaque à Educação Ambiental. Com esta abordagem, o Ifal Murici levou ao Conac os projetos “Implantação e recuperação de áreas verdes no perímetro urbano muriciense” e “Educação Ambiental, segregação e destinação adequada de resíduos recicláveis”. Estudantes do Ifal Arapiraca provocaram no evento a “Reflexão e ação em busca de uma sociedade da fato sustentável” enquanto os do Ifal Penedo trataram da “Arborização do Conjunto Habitacional Vale do São Francisco”.

Extrapolando  fronteiras

A coordenadora de Extensão do campus Maceió e uma das avaliadoras de trabalhos apresentados na Mostra de Extensão, professora Solange Enói, destacou a importância das ações extensionistas na vida dos estudantes. “Quando você entra e se envolve em um projeto de extensão, jamais você volta a ser o mesmo. Há um aprendizado para a vida, crescimento, a interação com o meio social e a satisfação de compartilhar o conhecimento”, disse a professora a um dos alunos bolsistas de extensão.

A diretora de Educação à Distância do Ifal, professora Ana Cristina Cavalcante, também enfatizou a importância e o crescimento das atividades de extensão no Instituto. “A extensão é uma razão de ser do Ifal, um potencial que precisa ser externado. É preciso mostrar o que há de bom e ir além dos muros do Instituto”, declarou.

registrado em: ,