Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Com conceito 4 em recredenciamento, Ifal garante oferta de graduação até 2025

Com conceito 4 em recredenciamento, Ifal garante oferta de graduação até 2025

publicado: 27/03/2017 16h07, última modificação: 27/03/2017 18h04
Jhonathan Pino

Nesta segunda-feira, 17, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) foi publicada Portaria, do Ministério do Educação (MEC), acerca do processo de recredenciamento institucional, realizado em 2015. O Ministério atribuiu à instituição o Conceito Institucional (CI) 4, garantindo assim a oferta de cursos de graduação para os próximo oito anos.

O Procurador Educacional Institucional (Pei), Carlos Fabiano da Silva, juntamente com as pró-reitorias, outros setores envolvidos e campi que ofertam cursos superiores, acompanharam a visita da comissão externa e análise de documentos referentes ao quadro de docentes, infraestrutura dos cursos. Ele lembra que essa foi a primeira vez que a instituição foi recredenciada, na condição de Instituto Federal, e ressalta a importância que representa a obtenção do CI 4.

"Temos que lembrar que foram avaliados 5 Eixos, com conceitos que variam de 1 a 5, e que a nota referente ao Eixo de Desenvolvimento Institucional, recebeu o conceito máximo. Neste Eixo é analisada a coerência entre as metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e as atividades desenvolvidas pelo Ifal", detalhou.

Além do Desenvolvimento Institucional, os outros eixos avaliados pelo MEC são: Planejamento e Avaliação, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura Física.

Avaliação institucional é diferente de avaliação dos cursos

Em 2015 a instituição possuía 16 cursos de graduação presenciais e quatro ofertados na modalidade a distância, mas o processo de recredenciamento EAD ainda está em andamento, estando na fase Inep [Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira]. “Neste caso, estamos aguardando o MEC atribuir quem serão os avaliadores", ressaltou Fabiano.

O servidor também destaca que há diferenças entre a avaliação institucional e aquela voltada para os cursos. Enquanto o instrumento de avaliação das instituições possuem 10 dimensões e 5 eixos a serem avaliados, os cursos possuem instrumento de avaliação com 3 dimensões apenas. Além disso seguem o ciclo de avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), onde é verificado se atendem aos critérios mínimos para a sua manutenção.

"Como parte do SInaes, os alunos participam do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), trienalmente. Se o rendimento dos alunos e o CPC do curso atingirem conceito  maior ou igual 4 o curso pode ter seu processo de reconhecimento ou renovação automáticos, ou seja, dispensados de visita in loco, desde que satisfeitas as exigências legais previstas na Lei do Sinaes. Quando as notas são menores que 3, uma comissão pode ser designada para fazer a avaliação in loco para obter portaria de reconhecimento ou renovação", explicou Fabiano.

Neste mês de março, o curso do Design de Interiores - IFAL obteve conceito 5 no ENADE. Confira aqui.

registrado em: ,