Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Casos de sucesso na área de ensino, pesquisa e extensão são apresentados no último dia do Conac

publicado: 22/08/2016 18h24, última modificação: 22/08/2016 18h24

As atividades da sexta-feira (20) foram encerradas com mais apresentações sobre experiências exitosas nas áreas de ensino, extensão e pesquisa e inovação. As socializações marcaram o término do I Congresso Acadêmico do Instituto Federal de Alagoas.

Ensino

Dois estudantes participantes do programa federal Ciência sem Fronteiras, dividiram com a plateia, um pouco da experiência de estudar fora do país.

Após 16 meses no Canadá, o estudante David Almeida conta que a oportunidade de conhecer outra cultura, aprimorar o inglês e estudar em uma universidade de 1º mundo pesaram mais que as dificuldades de morar em um país frio e distante, sozinho e longe da família e amigos na hora da escolha. “Os primeiros quatro meses na University of Manitoba passei estudando inglês. Depois entrei realmente no ensino da graduação e ao final fiz uma pesquisa obrigatória, que apresentei nos EUA em formato de banner”, explicou.

Já Stephanie Weigel foi para os EUA. Diferente de David, que foi para uma universidade, Stephanie estudou em um "college", em Phoenix, no Arizona.. No Gateway Community College, que ela define como um híbrido de curso superior e técnico-subsequente, sua trajetória foi de excelência. "Após uma prova de nível e duas semanas de um curso de inglês para entender a escola, iniciei as disciplinas. Por alcançar boas notas fui convidada a participar de um projeto de pesquisa destinado a estudantes de grande êxito acadêmico", afirmou a aluna, que se mostrou bastante satisfeita com a oportunidade.

Extensão

Do Campus Santana do Ipanema, o servidor Magno Abreu, apresentou sua experiência com o projeto "Extensão rural: convívio com o semiárido. Com o objetivo de promover capacitações de agricultores nos municípios do médio sertão alagoano e melhorar as habilidades técnicas dos produtores, o projeto busca orientar os agricultores na tomada de decisões sobre os manejos e estratégias por eles utilizados.

Após reuniões com as comunidades são feitas as pesquisas e elaboradas as palestras, minicursos e oficinas são ofertados de acordo com a demanda. “Montamos os cronogramas e abordamos os temas de interesse da comunidade. Agora em agosto tivemos um encontro em Maravilha, temos outro em Ouro Branco e mais dois em Santana do Ipanema”, informa Magno. Também são confeccionados folhetos e cartazes para divulgação dos eventos e com informações sobre os procedimentos. Maiores informações podem ser solicitadas através do e-mail exconsem@gmail.com.

Pesquisa e Inovação

Uma proposta de sistema integrado de transparência comunicacional foi apresentado pelo servidor Cleber Nauber dos Santos como ferramenta de suporte estratégico. Em uma pesquisa vinculada ao ensino, a PRPI está desenvolvendo o Comunica PRPI, um projeto institucional do IFAL com foco na aprendizagem baseada em projetos visando o desenvolvimento de competências profissionais da área de TI.

Segundo Cleber, o objetivo do projeto é desenvolver uma metodologia de aprendizagem baseada em projetos alinhada ao desenvolvimento de competências profissionais para o mercado de trabalho atual. "O sistema também deve atuar nos âmbitos da gestão, para aprimorar os objetivos e auxiliar a tomada de decisão e no dos usuários interno e externo, promovendo uma melhor experiência e transparência das ações desenvolvidas pela instituição, além de integrar diferentes bases e diversos profissionais, docentes e técnicos, entre outras possibilidades", explica.

Ainda sobre o Comunica PRPI, o professor Breno Jacinto Duarte da Costa, apresentou a metodologia "PBL- Problem-Based Learning", ou Aprendizado Baseado em Problemas (ABP). A metodologia enfatiza o aprendizado centrado no estudante, onde um grupo se reúne com um professor que "facilita" a discussão dos alunos, conduzindo-a quando necessário e indicando os recursos didáticos úteis para cada situação.

Sobre a personalização da metodologia para a equipe da PRPI, Breno explica que foi realizado um mapeamento parcial sobre as competências profissionais (ainda em andamento). "A partir desse levantamento concebemos uma metodologia inicial que está sendo aplicada experimentalmente no âmbito da PRPI-IFAL (Projeto Comunica PRPI), com foco no desenvolvimento de competências", informa o professor.

Segundo Breno, o trabalho em curso visa desenvolver ferramentas que viabilizem a implementação da metodologia outros grupos e contextos, dentro de turmas tradicionais no ensino superior de TI.

registrado em: , ,