Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Satuba recebe estudantes para eventos agrotecnológicos, acadêmico e de extensão

Geral

Retomando a agenda de eventos institucionais do Ifal, campus sedia Semana Agrotecnológica, 3º Eitic e 4ª Mostra de Extensão.

publicado: 26/08/2015 18h47, última modificação: 31/08/2015 11h52
Exibir carrossel de imagens Solenidade de abertura da Semana Agrotecnológica lotou o auditório do Ifal Satuba.

A cerimônia de abertura da Semana Agrotecnológica 2015 do Campus Satuba do Ifal, realizada nesta quarta-feira (26), foi marcada por muita comemoração. Os motivos foram a retomada da agenda de eventos do instituto, que havia sido suspensa no primeiro semestre pela contenção de recursos, e o conceito 4 (numa escala de 0 a 5) obtido pelo Ifal no processo de recredenciamento junto ao Ministério da Educação (MEC).

Promovida anualmente, a Semana tem como objetivo a difusão dos avanços da ciência e da tecnologia que proporcionam benefícios para o setor agrotecnológico. O tema da edição deste ano é "O uso eficiente dos recursos naturais” e reúne palestras, minicursos, seminários nas áreas de Zootecnia, Agroindústria, Agricultura e Tecnologia em Laticínios, além de um Dia de Campo e Trilha Ecológica. Em 2015, o evento também congrega o 3º Encontro de Inovação, Tecnologia e Iniciação Científica (Eitic) e a 4ª Mostra de Extensão. A programação prossegue até 29 de agosto.

A solenidade foi iniciada pelo Coral por em Canto, um dos programas de extensão do Ifal formado por alunos do Campus Marechal Deodoro, sob a regência do professor e maestro Leonardo Arecippo. A apresentação com músicas do repertório popular brasileiro encantou a todos os presentes.

O reitor Sérgio Teixeira, pró-reitores e diretores-gerais participaram da cerimônia que contou com a presença do secretário de Agricultura, Pesca e Aquicultura de Alagoas, Álvaro Vasconcelos. Na ocasião, Vasconcelos falou sobre a possibilidade de a Semana Agrotecnológica integrar o calendário oficial de eventos da secretaria.

O diretor-geral do Ifal Satuba, Anselmo Lúcio, desejou as boas-vindas aos participantes e falou da satisfação em receber estudantes e servidores das 15 unidades do instituto.

Ainda durante o ato solene, os gestores comemoram junto aos estudantes, docentes e técnicos a nota obtida pelo instituto no processo de reavaliação. “Todos os que fazem parte do Ifal devem se alegrar e se orgulhar com essa conquista, pois representa o empenho de cada um de vocês”, disse o reitor para os presentes. “Esse resultado deve nos encher de ânimo, de motivação para fazer ainda mais por essa instituição que possibilita melhorias na vida de tantos alagoanos”, ressaltou.

Os pró-reitores de Extensão (Proex), Altemir Secco, e de Pesquisa e Inovação (PRPI), Carlos Henrique Alves, também partilharam com os participantes a alegria pelas notas máximas obtidas pelas pró-reitorias na avaliação do MEC. “A pesquisa e a extensão do Ifal receberam nota 5 em razão da coerência dos projetos, da interface com as comunidades atendidas, das práticas científicas, culturais e artísticas realizadas. Quero saudar a todos os extensionistas e pesquisadores pelo trabalho realizado que resultou nesse reconhecimento”, salientou o pró-reitor de Extensão.

Perspectivas da agropecuária no estado de Alagoas frente às necessidades de uso eficiente dos recursos naturais

Após a cerimônia de abertura, teve início a palestra do assessor especial da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura de Alagoas, o engenheiro agrônomo Edson Maruta.

Ele falou sobre as ações que podem ser implementadas no setor agrotecnológico de Alagoas para otimizar o uso dos recursos, sem prejudicar o meio ambiente e garantindo retorno ao produtor.

Programa Alagoas Rural, da TV Gazeta, registra a Semana Agrotecnológica do Campus Satuba

A edição do dia 30 de agosto do programa Gazeta Rural, da emissora TV Gazeta, enfocou a realização da Semana Agrotecnológica do Campus Satuba do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Na matéria, foi apresentada a participação dos estudantes, os projetos de pesquisa desenvolvidos por eles e os benefícios gerados para os produtores.

Veja o vídeo AQUI.

registrado em: