Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Maceió comemora 107 anos de educação profissional

Campus Maceió comemora 107 anos de educação profissional

Unidade de ensino foi a pioneira da educação profissional em Alagoas

publicado: 23/09/2016 09h13, última modificação: 23/09/2016 10h28

A instituição de ensino que iniciou a educação profissional em Alagoas completa nesta sexta-feira (23) 107 anos de existência. O Campus Maceió foi criado em 23 de setembro de 1909 por meio de um decreto do presidente Nilo Peçanha que implantou 29 escolas de aprendizes e artífices em todas as unidades da federação. Embora tenha sido criada em 1909, somente em outubro de 1910 é que  a  primeira escola de educação profissional foi instalada  no prédio na rua Boa Vista no Centro de Maceió, hoje ocupado pela Loja Gaivota. Por volta de 1920, o prédio do atual Espaço Cultural da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas abrigou os cursos de carpinteiro, serralheiro, marceneiro e sapateiro os meados de 1940, quando esses ofícios foram deixados de lado para dar vez ao liceu industrial com cursos técnicos voltados para o processo de industrialização do país.

O atual imóvel onde está localizado a unidade de ensino do Ifal na capital alagoana foi construído pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer ao atender a um pedido do amigo-presidente Juscelino Kubitscheck de projetar todas as escolas industriais de forma que elas fossem capazes de comportar os cursos de mecânica, eletrônica, eletrotécnica e outros associados ao processo de desenvolvimento do país. A construção do prédio começou em 1953 e foi concluída em 1954. No final da década de 1960, a escola industrial passou a se chamar Escola Técnica Federal de Alagoas,  nome que perdurou até 1999, quando a chegada dos cursos tecnológicos obrigou o governo a adotar o sistema de  centros federais de educação e, assim, a então Etfal foi transformada em Cefet-AL.

No governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva, a proposta de Nilo Peçanha foi repaginada nas comemorações dos cem anos da rede federal. Foi quando surgiram os institutos federais com sua expansão pelo país. Além do Câmpus Maceió, também o Ifal tem como unidade de ensino centenária o Câmpus Satuba que, em agosto passado, completou 105 anos.