Você está aqui: Página Inicial > Notícias > AVANT IF 2017: palestras destacam os desafios do empreendedorismo
conteúdo

Notícias

AVANT IF 2017: palestras destacam os desafios do empreendedorismo

por Roberta Rocha publicado: 28/05/2017 21h48, última modificação: 29/05/2017 12h29
Exibir carrossel de imagens Hozano explicou a origem do termo pitch em sua exposição

Hozano explicou a origem do termo pitch em sua exposição

Voltadas para servidores, alunos e egressos do Instituto Federal de Alagoas - Ifal, as palestras ministradas no Campus Santana do Ipanema, durante a competição de ideias inovadoras AVANT IF 2017, contemplaram temas relacionados à inovação e ao empreendedorismo. Nos dias 26, 27 e 28 de maio, mentores renomados na área compartilharam suas experiências profissionais, expondo os desafios da arte de empreender. 

Com formação em Ciência da Computação, o palestrante Mário Hozano levou os participantes a refletirem sobre o conceito de pitch, uma apresentação sumária com objetivo de despertar o interesse de possíveis clientes ou investidores no negócio em questão.  Para isso, deu dicas de como "vender" ideias em pouco tempo, contextualizando o problema, a solução, o mercado, os concorrentes e a equipe envolvidas no empreendimento.

AVANT IF 2017Já a palestra do empreendedor Augusto Aielo teve caráter inspirador e abordou os chamados "três passos para a grandeza". Baseado no caminho que seguiu até conseguir transformar os próprios sonhos em realidade, Aielo falou da necessidade de cultivar coragem, atitude e persistência para alcançar o sucesso. "Tenham tesão, coloquem energia, queiram conquistar as coisas", aconselhou.

Ao tratar do papel do marketing no cenário do empreendedorismo, a empresária, consultora e coach Elisângela Macedo trouxe para a plateia elementos considerados estratégicos na hora de alavancar um negócio, tais como propaganda, relacionamento com o cliente, visibilidade da empresa e pontos de venda. "Marketing é entender para atender melhor sua clientela", definiu. 

Para o técnico em Agropecuária Rafael Balbino, inscrito no AVANT IF com a ideia de produção comercial de umbuzada, as palestras do evento sinalizaram caminhos para incorporar a vivência empresarial e profissional dos palestrantes aos modelos de negócios dos participantes. "Tive contato com termos que eu desconhecia e com temas que até então eu desconsiderava, a exemplo das mídias sociais e do nicho de mercado inexplorado que elas podem oferecer. Agora faz parte dos nossos planos incluir alguém para desenvolver esse ramo quando tirarmos a empresa do papel", ressaltou.

AVANT IF 2017

Plateia aplaude palestrantes do evento

Importância do empreendedorismo

O especialista em gestão estratégica e inovação Fernando Grisi admite a importância de discutir o empreendedorismo e suas múltiplas facetas em eventos do porte do AVANT IF, como oportunidade para adaptar o trabalho acadêmico produzido na instituição à visão empresarial. "Empreendedorismo é motor de mudança", sustentou. "Nosso modelo educacional foi criado para gerar empregados. Já o empreendedorismo atua na criação de líderes. Nas crises, esse cenário é um solo fértil".


registrado em: ,