Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aula inaugural marca início da Pós-graduação em Docência para a Educação Profissional

Evento aconteceu neste sábado (06) no auditório de Informática do Campus Maceió

por Zoroastro Neto publicado: 07/05/2017 15h40, última modificação: 07/05/2017 17h05

Um dos objetivos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2014-2018) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Promover a formação continuada dos servidores para o alcance dos resultados institucionais, ganhou mais uma iniciativa na manhã deste sábado (06): a aula inaugural do curso de especialização em Docência para Educação Profissional, marcando o início do diálogo entre os professores formados em cursos de bacharelado e de tecnologia, nas mais diversas áreas técnico-profissionais, e o fazer didático-pedagógico necessário ao exercício da docência na educação básica.

O evento aconteceu no auditório de Informática do Campus Maceió. Na abertura houve a apresentação cultural do projeto de extensão Artifal - violino, e contou com a presença da professora do Instituto Federal Catarinense, Filomena Lúcia Crossler Rodrigues da Silva, que ministrou a palestra "Identidade profissional dos professores da EPT: influências da formação e da socialização profissional". No período da tarde, os alunos tiveram aula do componente curricular Educação a Distância: fundamentos, ambientes e ferramentas, com o professor Ednaldo Farias Gomes.

Planejado pela Pró-reitoria de Ensino (Proen) do Ifal, o curso será semipresencial e a oferta na modalidade a distância pela plataforma Moodle e sob a supervisão da Diretoria de Educação a Distância (Diread) da instituição. Com duração de 12 meses, compreendendo o período de maio de 2017 a maio de 2018, o curso tem carga horária de 620 horas, e será coordenado pelo professor Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti, do Campus Satuba.

Para o pró-reitor de ensino, Luiz Henrique de Gouvêa Lemos, "o curso foi pensado em três eixos: estrutural, contextualizador e integrador. No cenário atual da educação profissional percebemos a necessidade de uma estruturação curricular que articule teoria e prática, o científico e o tecnológico, com conhecimentos que possibilitem ao aluno atuar no mundo produtivo em constante mudanças".

Compuseram a mesa de abertura, além do pró-reitor de ensino, a chefe do departamento de graduação, Cledilma Costa; a chefe do departamento de articulação pedagógica, Maria Verônica Lopes, e a diretora da Educação a Distância, Ana Cristina Nascimento Cavalcante Vieira, o coordenador do curso, Ricardo Jorge Cavalcanti, e a palestrante Filomena Crossler.

Mais informações sobre o curso acesse AQUI.

registrado em: