Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos microempresários do Ifal expõem produtos no Maceió Shopping

Alunos microempresários do Ifal expõem produtos no Maceió Shopping

por Gerônimo vicente publicado: 02/10/2015 14h28, última modificação: 03/10/2015 08h34
Exibir carrossel de imagens Gerônimo vicente Miniempresa especializada na venda de porta-fone de ouvido

Miniempresa especializada na venda de porta-fone de ouvido

Gerônimo Vicente

Todo jovem já percebeu a durabilidade limitada de um produto que lhe acompanha no cotidiano, como um fone de ouvido, por exemplo. O manuseio diário desse acessório torna-o, praticamente,  perecível em poucos meses. No entanto, um porta- fone de ouvido criado pela Ifone S.A pode resolver esse problema. E, por citar indicação de empresa, que tal dar um novo design ao ambiente residencial, como uma sala ou um quarto, com produtos da Emplacados S.A ou da Ilumiartes?  Essas três miniempresas citadas são de alunos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) que participam até esse sábado (3) da Exposição de Microempreendedores, no Maceió Shopping,  promovida pelo Sebrae Alagoas e organizada pela Ong (organização não-governamental) Junior Achievement.

O Junior Achievement é uma Ong norte-americana que atua em Alagoas há 10 anos e faz parte do programa de miniempresa,  onde jovens são estimulados a se tornarem miniempresários e aprendem técnicas de gestão empresarial e do mundo dos negócios, orientados por voluntários das áreas de marketing, recursos humanos, produção e finanças.

Matias de Araújo,  Pedro Antônio  Silva, ambos do 2º ano do curso técnico em Informática, e Luiz Fernando, do 2º ano do curso em Eletrônica, todos do Campus Maceió, criaram a Ilumiartes, empresa especializada na produção de abajur em forma de garrafas de vidros decoradas e que estão sendo negociadas na exposição por preços que variam de R$ 22 a R$ 25. “Começamos com orientações sobre venda de ações e  como fazer uma linha de produção. A Junior Achievement nos deu a oportunidade de aprendizado e aqui estamos expondo nossos produtos, a partir de garrafas descartadas que nós pintamos, colocamos uma instalação elétrica e luminosa e negociamos”, disse Matias de Araújo que, pela primeira vez, junto com os demais colegas,  expõe os produtos da empresa.

Já a Emplacados S/A é especializada em placas decorativas com visual poético para serem disponibilizadas  em qualquer ambiente. Segundo a aluna Mariana Bernardino, “tudo é feito manualmente por meio do uso de forro PVC e a técnica do stêncil, nos quais são reproduzidas artes ou até fotografias pessoais dos clientes e depois comercializadas por R$ 20 ou outro valor que depende da opção da clientela”. Mykaele Magalhães, outra estudante  e sócio-microempresária, disse  que a equipe é composta por 18 colegas que discutiram a criação da miniempresa por meio de um processo conhecido por brainstorming (tempestade de ideias) que incluiu também um projeto de camisas personalizadas. Porém, a proposta de emplacados foi a mais aceita pelo grupo. A equipe de estudantes é do Campus Arapiraca.

A Ifone S.A é outra miniempresa dos alunos do Ifal e produz suporte para fone de ouvido. É composta por 25 estudantes dos cursos de Açúcar e Álcool e Meio ambiente do Campus Penedo. Na exposição,  estão presentes Alisson Yan Farias, Lucélia Bruna Farias e David Farias Silva que contaram  sobre toda a tramitação para que a empresa fosse  criada. “O fone de ouvido é um acessório vulnerável. Os jovens utilizam de forma inadequada no dia a dia, sujeito a sacolejos que terminam abreviando a vida útil do equipamento. Por isso, apresentamos um porta fone de ouvido, feito a partir de material de recipiente de xampu que é doado por salões de beleza da cidade e, a partir daí, fazemos o desenho e o suporte para o acessório que tem vários formatos”, explicou Lucélia Farias. O dinheiro arrecado durante a exposição no shopping será doado a duas instituições de caridade que são o Lar de  Nazaré e o Bom Samaritano, localizadas no município de Penedo.

Alisson Farias ressaltou que a ideia também recebeu orientações da Junior Achievement referente aos objetivos, linha de produção, contabilidade e finanças. “Tudo isso para termos conhecimento do impacto do produto sobre os clientes".

Caio Venâncio, representante da Junior Achievment, explicou que o projeto ocorre a cada ano e significa o ápice de todo processo de planejamento feito no primeiro semestre pelos alunos. “Isso significa uma vitrine para eles, depois de serem incentivados a investir no empreendedorismo”, ressaltou.

Segundo Venâncio, tudo começou há quatro meses com a  seleção nas escolas, treinamento de voluntários, planejamento, eleição da diretoria e da presidência das empresas e finalmente a produção. A Junior Achievement incentiva os estudantes a prosseguir seus projetos por meio de um Núcleo ex-Ativo, porém  a atuação da ONG atinge somente alunos do ensino fundamental ao médio. “Temos vários cases de sucesso, como resultado dessas iniciativas de alunos que são orientados pela nossa equipe e alguns já criaram suas próprias empresas”, declarou o representante da Ong.

A exposição ocorre no Maceió shopping em frente às Lojas Renner e faz parte da semana do empreendedor, cuja data comemorativa é na segunda-feira (5).

registrado em: