Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do Ifal expõem trabalhos inovadores com foco nas ciências agrárias

Alunos do Ifal expõem trabalhos inovadores com foco nas ciências agrárias

publicado: 18/06/2015 19h19, última modificação: 23/06/2015 12h22

Um grupo de 50 pessoas, entre alunos e servidores da unidade do Instituto Federal de Alagoas – Ifal em Murici, foi formado para degustar produtos produzidos em sala de aula na disciplina “Tecnologia do leite e derivados”, do curso de agropecuária ofertado no câmpus. A experiência rendeu sete trabalhos de pesquisa aprovados e apresentados, na tarde de quarta-feira (17), na mostra de banners do Caiite 2015, realizado no Centro de Convenções de Maceió.

Manteigas com sabores diversificados, sorvete de goiaba com baixo teor de lactose e queijo acrescido com colágeno foram algumas das criações dos estudantes submetidas aos provadores. Os resultados da avaliação sensorial indicaram a viabilidade econômica da comercialização desses itens, segundo a professora responsável pelo projeto, Karla Gollner Reis.

Em sua exposição oral, os estudantes Bruno Silva, David Silva, Igor Belo, Roberto Santos e Sérgio Filho, inventores da manteiga com sal sabor óregano, esclareceram os critérios adotados na degustação, onde avaliaram-se caractetísticas como cor, aroma, textura, sabor e aparência global. De acordo com eles, o emprego de ingredientes inovadores na formulação do produto pode ser um diferencial capaz de chamar a atenção do consumidor final.

Sobre a escolha das especiarias adicionadas, o grupo criador da manteiga com semente de chia e cominho – composto por João Vitor Silva, Josieudes Santos, Obherdan Silva e Paulo Júnior - explicou que levou em consideração o valor nutricional dos ingredientes a serem agregados e os hábitos de consumo da região, além da realização de testes para comprovar quais alternativas eram mais agradáveis ao paladar.

Outros dois trabalhos do câmpus Murici conseguiram notoriedade na mostra de banners. Um deles analisou a produção do leite de cabra nos municípios de Santana do Ipanema, Pão de Açúcar e Igaci. “Verificamos que não são adotadas as práticas corretas de ordenha nessas localidades, o que compromete a qualidade do leite”, afirmou Juliana Barbosa, integrante do projeto. A docente Karla Gollner Reis também apresentou a pesquisa que desenvolveu em parceria com universidades do Sul do Brasil sobre a avaliação microbiológica da linguiça toscana na cidade de Arapongas, no Paraná.

Destaques de Santana do Ipanema

Para o Caiite 2015, o técnico em Agropecuária do Câmpus Santana do Ipanema, Rafael Balbino, levou dois trabalhos desenvolvidos por alunos da unidade, sob sua orientação. Com os estudantes Floriano Alcântara e Maria Caroline Ferreira, ele articulou o projeto de produção de mudas de umbuzeiro para reflorestamento da caatinga. “É uma planta que entrou em extinção na região e tem grande potencial econômico, pois existem mais de 40 produtos derivados dela”, esclareceu Floriano.

O trio de pesquisadores se juntou ao aluno Otaviano Torres e elaborou ainda um filtro artesanal como forma de tratamento de água de barragem no semiárido alagoano. “Utilizamos carvão, brita, areia, algodão, garrafa pet e material de construção. Com isso, conseguimos limpar os resíduos sólidos da água. A próxima etapa será descobrir a qualidade biológica dessa água e formas de torná-la potável através do filtro”, detalhou o servidor responsável pelo projeto.

Do Ifal Santana do Ipanema, também destacou-se um estudo sobre aproveitamento integral dos alimentos. O trabalho das alunas Elen Batista, Thatiane Soares, Jacyara Cirilo promoveu a mudança de hábitos alimentares na região por meio da realização de oficinas em ONG´s, escolas e creches, onde foi abordada a utilização de cascas de frutas e sementes, antes desperdiçadas, na elaboração de novas receitas. “Nosso objetivo é evitar o desperdício de alimentos, combater a desnutrição e ensinar à população maneiras de enriquecer nutricionalmente os pratos do cotidiano”, resumiram as participantes.

As fotos da apresentação dos referidos projetos estão disponíveis na galeria de fotos acima.

registrado em: ,