Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do Campus Murici representam o Ifal na Experiment-AL

Alunos do Campus Murici representam o Ifal na Experiment-AL

publicado: 02/12/2016 10h52, última modificação: 02/12/2016 10h52
Nataniel Filho e Natalia Ferreira foram orientados pelo professor Adalberto Santos, em projeto de extensão

Membros do projeto de extensão intitulado “Defesa civil na comunidade – ações de conscientização, prevenção e minimização de desastres” representaram o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) na primeira Feira de Ciências da Educação Básica de Alagoas – Experiment-AL, evento promovido pelo Governo de Alagoas, junto com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), realizado entre os dias 29 e 30 de novembro, no Maceió Shopping.

Orientados pelo professor Adalberto Santos, os alunos do curso de Agroecologia, do Campus Murici, Nataniel Filho e Natalia Ferreira apresentaram as atividades realizadas pelo projeto de extensão, no ano de 2015.

Durante o ano, escolas do município receberam informações sobre a importância da Defesa Civil e sua atuação junto à zona da mata; dos equipamentos de monitoramento hidrológico instalados no rio mundaú e pluviômetros que estão instalados naquela cidade. Também foram abordadas ações de contingenciamento, planejadas para minimizar os impactos de eventos atípicos como as enchentes.

Natanael lembra que há perspectivas que no futuro próximo, atividades de pesquisa sejam incorporadas ao projeto, com o intuito de aprofundar os conhecimentos sobre o assunto, na cidade de Murici. Além disso, deverão ser produzidos materiais impressos para fins educacionais, como cartilhas e/ou manuais, com soluções para dispositivos móveis para esclarecer e conscientizar a população que reside em áreas de risco.

Para nós é de suma importância difundir as ações deste órgão tão importante para a segurança da população, que é lembrado apenas quando correm incidentes ou tragédias”, destacaram os alunos.

O Experiment-AL contou com 116 trabalhos inscritos, sendo 50 aprovados para a seleção de várias escolas públicas e privadas do Estado, premiando alguns deles com bolsas do CNPq e menções honrosas.

registrado em: ,