Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do Ifal recebem certificados de participação em torneio na Bulgária

Alunos do Ifal recebem certificados de participação em torneio na Bulgária

por Gerônimo Vicente publicado: 03/09/2015 12h52, última modificação: 14/09/2015 12h34
Exibir carrossel de imagens Alunos mostram certificados da competição de Matemática realizada na Bulgária.

Alunos mostram certificados da competição de Matemática realizada na Bulgária.

Estudantes do Campus Maceió que participaram do Torneio Internacional de Jovens Matemáticos realizado, no início deste semestre na Bulgária, receberam, na manhã desta quinta-feira (3), do reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Sérgio Teixeira,  os certificados de participação na competição realizada no país do Leste-Europeu. A solenidade de entrega ocorreu no Gabinete da Reitoria com a presença dos estudantes participantes, da diretora-geral do Campus Maceió, Jeane Melo, e da coordenadora de Relações Internacionais do Ifal, Magda Zanotto.

O torneio ocorreu de 5 a 12 de julho deste ano e os estudantes Alberto Alves de Melo Neves, Igor Hutson Dias Fontes, João Gabriel Valentim Rocha, Misael Levi Costa Cavalcante, José Jardene da Silva Ramos, Jônathas Temóteo Honício e Leonardo Silva Marinho, orientados pelos professores Valdi Soares e Magda Zanotto, representaram o Brasil que, pela primeira vez, esteve presente na competição por intermédio dos alunos do Ifal.

Como o nível da competição é bastante qualificado, a participação dos estudantes serviu como experiência para melhor preparar o corpo discente para os próximos torneios e, com esse objetivo, o Ifal Campus Maceió será sede da competição nacional em 2016 onde estarão reunidos jovens talentos em Matemática de todo o país.

O reitor Sérgio Teixeira, que já havia parabenizado os alunos quando eles retornaram da Bulgária, mais uma vez, incentivou-os a persistirem no propósito de se consagrarem como jovens talentos da Matemática. “Não temos medido esforços para apoiá-los e, por isso, estamos investindo no processo de internacionalização da instituição, fato que tem nos rendido resultados positivos, sendo um deles estágio para alunos dos cursos técnicos em instituições estrangeiras de ensino superior, como fizemos com os colleges dos Estados Unidos e do Canadá. Somos um instituto respeitado, com professores comprometidos com a educação e, para a gestão, será sempre um prazer investir ainda mais no desenvolvimento de nossos estudantes”, destacou o reitor.

A diretora-geral do Campus Maceió  também demonstrou satisfação em dividir a alegria com os alunos que participaram do torneio internacional. ”Vocês sabem o quanto são valorosos para nós e para a comunidade externa, pois as conquistas do Ifal dependem dos estudantes. Por isso, parabenizo a todos pela participação”, salientou a diretora ao confirmar a realização do torneio nacional em Maceió, sendo o Campus Maceió o anfitrião.

Santander Universidades

Também foram recebidos pelo reitor Sérgio Teixeira cinco alunos dos cursos de graduação do Ifal que participarão de programas de intercâmbio na cidade de Porto, em Portugal, por meio de uma parceria entre o Instituto Federal de Alagoas e o Banco Santander que promove o Santander Universidades, programa que concede bolsas visando a mobilidade internacional de estudantes.

A partir do próximo domingo (6), estarão viajando às terras lusitanas, os alunos Ravignan Santos de Oliveira do curso de Hotelaria que fará  estágio na ISCAP (Instituto Superior de Contabilidade e Administração), Malcole Carvalho de Oliveira, de Construção de Edifícios que vai estagiar na FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto), junto com Maryanna Nobre Cavalcante, Natália Inês Pires Barbosa Reis do curso de Gestão Ambiental e Valéria de Lima Couto, ambos farão estágio na FCUP (Faculdade de /Ciências da Universidade do Porto).

registrado em: ,