Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aluno do Ifal Arapiraca representará o Nordeste na Copa Rio Info de Algoritmos

Aluno do Ifal Arapiraca representará o Nordeste na Copa Rio Info de Algoritmos

Etapa final será no Rio de Janeiro durante o maior evento de tecnologia da informação do país

publicado: 16/06/2016 09h16, última modificação: 16/06/2016 09h27
Divulgação Aluno do Campus Arapiraca representará o Nordeste no maior evento de tecnologia da informação do país, a Rio Info

A marca do Ifal (Instituto Federal de Alagoas) se destaca, novamente, em competição de âmbito nacional e, desta vez, por intermédio do aluno Eduardo Lúcio Correia, do terceiro ano do curso técnico de Informática do Campus Arapiraca que foi classificado como único representante do Nordeste na final da Copa Rio Info de Algoritmos (Cria) ocorrida no dia 10 de junho deste ano. A final será no dia 6 de julho no Rio de Janeiro e reunirá os melhores estudantes do Brasil de informática do país. O estudante Eduardo Lúcio tem como professor responsável Cledja Rolim

Segundo o portal eletrônico do evento, o Cria tem o objetivo de  estimular o aprendizado e a qualificação dos futuros profissionais de programação, ao tempo em que divulga a iniciativa para empresas interessadas em oferecer aos competidores uma oportunidade de estágio/emprego. Dentre os 453 alunos que participaram ativamente da etapa, 58% tiveram nota igual ou superior a 50 e vão receber certificados de participação na competição.

Além do Ifal Arapiraca, os campus dos institutos federais de Ouro Preto-MG, Cachoeiro do Itapemirim-ES, Irati-PR, além dos Cefets Campus Belo Horizonte e Divinópolis, ambos em Minas Gerais, estão representados por alunos finalistas na competição.

A Copa é uma iniciativa do Sindicato das Empresas de Informática do Estado do Rio de Janeiro (TI Rio) e da Federação Nacional das Empresas de Informática (Fenainfo), com o com o apoio da SBC e Riosoft e busca ainda,  fomentar a relação das empresas com as instituições de ensino médio e técnico, além de estimular jovens talentos para área de tecnologia da informação (TI) e reconhecer o empenho dos professores que lecionam a área e que atuam no país.

De acordo com o regulamento, como na primeira etapa, nesta será também aplicada prova, com duração de 3 horas com diversas questões que deverão ser solucionadas através da elaboração de algoritmo escrito em pseudocódigo no padrão utilizado pelo Portugal Studio, software de aplicação. Na primeira etapa, cada escola disponibilizou recursos computacionais necessários para desenvolver soluções para as questões propostas. A segunda etapa, no dia 6 de julho ocorrerá durante a Rio Info, o maior evento de tecnologia de informação do país.