Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertas inscrições para 1º Torneio Ifal de Sumô de Robôs

Abertas inscrições para 1º Torneio Ifal de Sumô de Robôs

publicado: 24/04/2017 17h53, última modificação: 24/04/2017 17h53

O Campus Arapiraca do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) abriu inscrições para o 1º Torneio Ifal de Sumô de Robôs. Estudantes de quaisquer campi podem participar, com equipes de até quatro estudantes e um orientador. Os robôs devem ser construídos para atuarem de forma autônoma, possuirem 20 cm de comprimento e outros 20cm de largura, e no máximo 500g de peso.

Para participar é necessário que a equipe preencha o formulário online até o dia 21 de maio, ou mediante inscrição na coordenação de Eletroeletrônica do Campus Arapiraca. O evento acontece entre os dias 1 e 8 de julho deste ano, no auditório do campus.

As disputas deverão envolver duelos entre de três rounds de um minuto, entre dois robôs. Aquele que derrubar o adversário primeiro será considerado o vencedor do round e quem conquistar dois rounds será considerado vencedor da partida.

De acordo com o professor do campus e idealizador do torneio, Henrick Ramalho, o objetivo é que cada equipe construa de um robô autônomo que tenha a capacidade de detectar e empurrar para fora de uma arena (Dojô) um robô adversário.

"Para que isso aconteça a equipe deve se utilizar de sensores eletrônicos e desenvolver seu software, formando sua estratégia de batalha, quanto mas eficientemente equipado e mais inteligente o software do robô, maiores as chances de sucesso neste torneio", explica.

Henrick relata que o torneio ainda é capaz de aprimorar o trabalho em equipe entre os estudantes, além da necessidade de lidarem com a situação problema e a aplicação da pesquisa científica. "Pois, a equipe será o agente responsável pela construção e funcionamento de seu robô, passando pelos desafios que um projeto como esse traz", pontuou.

Inicialmente o evento foi pensado para ser realizado apenas entre alunos de Arapiraca, mas o interesse de outros campi estimulou Henrick a chamar alunos de todo o Ifal. "Queremos ir além de apenas uma competição, temos o objetivo de criar ao menos três eventos por ano, para que assim as equipes possam evoluir, desenvolver e melhorar características em seus robôs que não foram percebidas antes da competição, havendo assim uma melhoria gradual em cada torneio, trazendo inovação e troca de conhecimentos, incentivando a busca pelas ciências envolvidas, de uma maneira prática, divertida e lúdica", ressaltou.

Confira aqui as regras e o formulário de inscrição online

registrado em: